O café Co Hledá Jméno tem um nome castiço. Traduz-se como algo assim: “o café que anda à procura de um nome”. Engraçado, não é? A sua localização é tão ou mais castiça: chega-se ate ele entrando num parque de estacionamento de aspecto obscuro, ao ar livre, num canto de Smichov (estação de metro ou paragem de eléctricos de Andel).

Portanto o que se passou ali foi que alguém comprou ou arrendou uma antiga oficina de carpintaria e transformou-a num café. Mas as alterações fora mínimas, de forma intencional: é como um café tornado possível numa ruína. Fez-se o que tinha que se fazer, mas o que podia ficar em bruto, ficou.

As paredes, por exemplo, não foram tocadas. Têm aquele aspecto como que de paredes que já viram muito. Não sei a data do edifício mas se tivesse que adivinhar iria para algo entre 1910 e 1920. Mas o charme começa mesmo antes de entrarmos no espaço principal do café: o pátio, cheio de fantasia, com uma velha carrinha que serve de base a um bar, cadeiras para sentar e relaxar, muitas delas improvisadas, poucas emparelhadas.

Já lá dentro, há uma sala para a esquerda, menos usada, com um certo aspecto de anexo, usada por vezes para pequenos eventos. Depois, o balcão, corrido, e é através deste espaço que se chega à sala principal, arranjada com gosto, de onde se vê o pátio lá fora e onde em dias de sol a luz entra em bonitos feixes diagonais.

É um espaço sofisticado, fruto de uma relativamente recente vaga que chegou a Praga, por aqui chamada frequentemente de hipster. É uma onda jovem, e entre outras vantagens esperamos poder comunicar em inglês com toda a gente que aqui trabalha.

O menú é o de um café: basicamente sem cerveja, com algumas bebidas alcoólicas, mas sobretudo com muito café e “limonadas” deliciosas feitas a partir de frutos que vão variando (se houver quando visitar, recomendo muito o de frutos silvestres). Não espere os preços baixos das tascas checas, este lugar não é uma tasca. Existe a pensar numa classe média, média-alta, com poder de compra suficiente para gastar aqui sem pensar na conta.

Gosto bastante do Co Hledá Jméno e recomendo-o a quem quiser trabalhar um pouco online ou combinar um encontro sereno com alguém. Se andar nas imediações vale a pena vir conhecer só para conhecer. Nunca passei por lá ao serão mas ouvi dizer que é calmo.

Como Ir:  Metro (linha amarela) ou paragem de eléctricos de Andel.

Quanto Custa: Acima da média mas poderá valer a pena.

Quando Ir:  Durante o dia ou mesmo ao serão.

Website: www.kavarnacohledajmeno.cz

Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here