Músicos Checos

0
180

Não, este artigo não é realmente sobre músicos checos. O que vos apresento hoje é uma escultura exposta numa praça de Praga chamada Čeští Muzicanti, ou seja, Czech Musicians, ou, lá está Músicos Checos.

E é uma escultura, aliás conjunto de esculturas, que muito aprecio. Acho-as extremamente estéticas, fiquei encantado logo na minha primeira visita a Praga, em Outubro de 2005. Tive sorte, porque não havia muito tempo que o conjunto artístico tinha sido inaugurado pelo presidente da câmara municipal de Praga (2002).

czechmusicians-06

O conjunto é da autoria de Anna Chromy, uma artista nascida em 1940 na Boémia. Uma senhora muito internacional: cresceu na Áustria, vive em França e trabalha sobretudo em Itália.

São cinco esculturas, apesar de muita gente não reparar na quinta, colocada numa posição mais distante, ao fundo do pequeno parque existente na praça Sénovàzné. As estátuas dos músicos, em bronze, têm os olhos vendados, e representam os grandes rios do mundo.

czechmusicians-04czechmusicians-03

A que toca bandolim corresponde ao Ganges, na Índia. O Amazonas vai tocando flauta, enquanto o quase local Danúbio usa o violino e o trombeteiro é o Mississipi. As quatro “actuam” em redor de uma fonte, com o companheiro malabarista, que as espreita, um pouco mais afastado.

Na Primavera um espetacular roseiral enquanto o conjunto, tornado-o ainda mais belo.

Não é complicado aqui chegar. A praça Sénovàzné é no centro de Praga, se bem que relativamente periférica em relação aos trajetos mais turísticos. Mas poderá valer a pena.

czechmusicians-02

Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here