Eu, o Ricardo, autor do Visitar Praga, sou agora tour leader da agência de viagens The Wanderlust, que está a propor uma visita total a esta cidade e à região envolvente.

Como Funciona? Os companheiros de viagem terão encontro marcado comigo em Praga. Calma, podem contar connosco para encontrar a melhor solução em termos de voos e lá estaremos à espera.

A viagem chama-se Por Praga Profunda e Terras da Boémia, e custa 650 Euros, valor que inclui todo o alojamento para os 8 dias em que exploraremos a região, assim como todos os transportes excepto, claro, a ida e o regresso de avião (ou de qualquer outra forma escolhida pelos nossos viajantes).

Claro que também inclui seguro de viagem e a companhia permanente da minha pessoa, como guia, para mostrar os cantos mais secretos, debater o background cultural e a História local, resolver problemas inesperados e, enfim, tudo o mais que um tour leader faz.

Os nossos grupos não têm mais de onze membros, mas também não podem ter menos de cinco.

Praga será uma das cidades mais bonitas da Europa. O seu vasto centro histórico oferece um ambiente mágico, as suas estreitas ruas adornadas com casas com centenas de anos parecem saídas de um livro de contos de fadas. Mas essa Praga é bem conhecida dos visitantes e, apesar de ser abordada nesta viagem, não será o centro das nossas atenções.

praga-02

A Praga que pretendemos mostrar é uma outra, a verdadeira cidade, onde os seus habitantes vivem, onde eles crescem, onde passam os seus tempos de lazer, onde se apaixonam… os charmosos bairros de Vinehrad e Zizkov, os parques de Stromovka e Troja, os passeios junto ao rio, a festa de fins de tarde na Naplavka, junto ao rio Vltava….

Entre uma cerveja e um café falaremos, falaremos muito, das estórias e da história, das lendas e da cultura, dos livros e dos filmes, do país e da sua evolução, dos tempos do Comunismo e da sua queda e como tudo isto fez a cidade que estaremos a descobrir.

Como temos oito dias, faremos algo que os visitantes de Praga não costumam fazer: sairemos da cidade, caminharemos pelas montanhas, descobrindo castelos erigidos nos locais mais surpreendentes, pedreiras abandonadas que a Natureza transformou em lagos de águas azuis, atravessando densas florestas de árvores altas, fazendo picnics junto a lagos naturais.

praga-03

Pararemos para beber uma cerveja local e experimentar o queijo com pão em tascas onde, provavelmente, nenhum estrangeiro jamais entrou. Partiremos à descoberta de Terezin, essa pequena cidade militar, nascida a partir da fortaleza austríaca, onde os alemães transformaram a prisão original num campo de concentração.

E na hora da despedida, ninguém poderá dizer que se limitou a conhecer Praga como milhões de outros visitantes que por lá passaram o fizeram. Será sem dúvida uma experiência diferente!

praga-04

 

praga-05

 

PARTILHAR
Artigo anteriorA Ilha dos Atiradores
Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA