O Clear Head ou, em checo, Lehká Lava é um pequeno restaurante vegetariano já com uns anos em cima. Mas no seu caso as coisas funcionaram, como costumamos dizer por cá, como com o Vinho do Porto: está claramente melhor.

Experimentei-o quando visitei Praga pela primeira vez, em 2005. Durante a preparação da viagem, que era a minha primeira, logo, levada muito a sério, dei com umas imagens da sua sala principal, com o tecto pintado como um céu estrelado e soube logo que queria lá tomar uma refeição.

Na altura foi, pronto, vá… mais ou menos. Aquelas refeições que não deixam marcas. Jantou-se. Foi barato, na altura qualquer refeição em Praga era muito barata e em alguns géneros, como a comida vegetariana, ainda se notava mais.

Durante muitos anos pensei regressar ao Clear Head mas nunca calhou. Nem quando por lá vivi, a umas meras centenas de metros.

Mas olhem, aconteceu agora (Junho de 2017). Um encontro com um amigo que precisava de um lugar para acontecer e lembrei-me do Clear Head.

Chegámos já tarde, passava das 14 horas o que como vim a saber mais tarde, foi uma bênção. Mas já lá vamos.

Alguém do restaurante recebeu-nos à porta, indicou-nos uma mesa. Pratos do dia é que já não havia. Só mesmo a sopa. Vou ser honesto: não gosto nada de gastar dinheiro que considero excessivo para comer fora. E o Clear Head não se tem feito rogado com o correr dos anos. Agora, um prato, custa umas 200 CZK, o que sendo uma quantia ainda razoável para o nosso nível de vida e aceitável para uma gama mais elevada na República Checa, para mim soa-me a “demasiado”. Por isso dei por mim a encomendar apenas a sopa. Já o meu amigo, pediu outra coisa que amavelmente dividiu comigo.

Se este fosse um blogue de gastronomia, este artigo não seria aceitável. Honestamente nem sei o nome do que experimentei. Mas para o meu contexto serve, porque ficaram as impressões gerais: os preços podem ser um pouco acima da média, mas são perfeitamente justos. A comida do Clear Head é deliciosa! Absolutamente, totalmente deliciosa.

A sopa estava divinal. Uma quantidade adequada, um sabor apurada. Dá para perceber que quem está na cozinha sabe do seu ofício. E o petisco que o Jake pediu estava igualmente saboroso.

Parece que o Clear Head cresceu desde que o conheci em 2005. A qualidade chegou, e com ela o sucesso. De tal forma que abriu um segundo restaurante, um pouco maior, mas para qualquer um deles será precisa alguma sorte para conseguir uma mesa na hora das refeições sem uma reserva. Daí a sorte de ter chegado mais tarde… conseguimos mesmo uma mesa sem problemas.

Portanto, é assim, se não se importa de gastar um pouco mais do que a média de Praga (não contando com os locais de muita classe ou muito turísticos) tente mesmo experimentar a comida vegetariana do Clear Head, localizado na pequena e discreta rua Boršov, bem no centro mas difícil de encontrar sem o trabalho de casa devidamente preparado.

Como Ir: Bem no centro, é provável que baste caminhar até lá mas recomendo um estudo do mapa com atenção.

Quanto Custa: Um pouco acima da média mas vale a pena.

Quando Ir: Às refeições, de preferência com reserva de mesa.

Website: www.lehkahlava.cz

Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here