Na pizzaria Roma Uno não vai encontrar a melhor pizza de Praga. Nem o melhor ambiente. Mesmo assim, as coisas parecem ter mudado desde os anos em que fui cliente assíduo, lá para 2009-2011. Na realidade esta é uma pizzaria que parece não ter nada de especial: localiza-se na rua Jagellonská, pert de Jiriho z Podebrad.

Um endereço discreto, feito ainda mais obscuro pela semi-cave que a Roma ocupa. Descem-se uns poucos degraus, está-se abaixo do nível da rua, com umas janelas elevadas que deixam ver as pernas que passam lá fora, na calçada.

Queria deixar isto para o fim mas não consigo, digo já aqui o que a pizzaria Roma Uno tem de especial: é que é 24 horas. Está sempre aberta. Seja lá quando for, ao longo de um dia, pode-se sempre vir aqui e tomar-se uma refeição, o que eu acho excelente. Se calhar estou marcado com o meu selo de criatura da noite, mas tenho um fascínio por estas disponibilidades ininterruptas.

Como disse, há uns anos a fauna que aparecia por aqui era um pouco estranha, mas ultimamente o ambiente parece ter melhorado um pouco. Mesmo bem à noite, a clientela normalizou-se.

Com a pizza vai bem uma (ou mais cervejas). E há algumas hipóteses, não muitas, dentro das marcas de primeira linha aqui da República Checa. Quanto às pizzas, têm uma espessura de base média e não são más de todo. Quer dizer, acho que nunca poderão ser consideradas uma especialidade, mas estão bem longe do que se come naquelas pizzarias baratas, quase comida de rua, que abundam por Praga.

E depois esta pizzaria tem uma história,que é díficil de compreender, pelo menos para mim. Se passar por lá leia o painel que está no exterior (também em inglês) que fala em algo como uma chave deitada para os canos de esgoto… mas uma coisa percebi: desde que abriu, há umas dezenas de anos, a pizzaria mantém-se nas mãos da mesma família, o que é sempre um toque agradável.

Portanto, em resumo: não vale vir aqui se está com desejos de comer pizza. Mas se está a ficar na área e não está com paciência para procurar muito, já remedeia. Contudo o brilho da pizzaria Roma Uno é ofuscante quando se sai de algum lado às 3 ou às 4 da manhã, cheio de fome, e não se quer ir para casa de estômago vazio.

Como Ir:  Se for a horas de funcionamento de metro pode apanhar a linha verde e sair em Jiriho z Podebrad. Senão é uma questão de estudar o mapa e chegar a pé, provavelmente tendo como referência a praça com esse mesmo nome.

Quanto Custa: Pizza média (o tamanho é único de qualquer modo) e uma caneca de cerveja, cerca de 8 Euros.

Quando Ir:  A qualquer hora, 24 horas por dia.

Website: www.romauno.cz

Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here