Naquelas manhãs de maratona sente-se logo que algo de extraordinário se passa. Equipas de polícia tomam posições. Há mais gente nas ruas logo cedinho. Ainda faltam umas horas para a prova mas os espectadores já se vão posicionando. E logo começarão a passar os atletas. Uma multidão imensa. É que a Maratona de Praga é um sucesso e a lotação tem-se esgotado com semanas de antecedência.

O dia de maratona costuma ser o primeiro Domingo de Maio. E é assim desde 1995, quando foi organizada a primeira edição, ainda a República Checa era um jovem país. Nesse ano participaram 950 maratonistas. Em 2015 chegou-se ao número máximo de 10.000 inscrições um mês antes da prova.

Para os especialistas ficam alguns factos relevantes: a maratona de Praga é considerada a sétima mais rápida do mundo, tradicionalmente dominada pelos atletas africanos; a revista Runner considera-a também como uma das mais cénicas.

Uma boa parte da quantia reunida através do valor das inscrições – 90 Eur para o público em geral, 60 Eur para os sócios do clube checo de maratonistas – reverte para beneficiência, até porque apoios não faltam à organização da prova, com destaque para a Volkswagen que dá o nome a esta maratona.

No website oficial poderá ver todos os detalhes, incluindo o mapa do percurso.

PARTILHAR
Artigo anteriorA Noite dos Museus
Próximo artigoNa Dvorku
Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA