Puro Gelato

0
713

Tenho que começar de seguinte forma: o gelado que aqui se come é o meu favorito, o melhor que já experimentei, não só em Praga, mas em toda a vida. Agora, é claro, de certa maneira gelado é como pizza, tem gostos para tudo, e o facto de ser o meu preferido não significa que seja apreciado pelo leitor.

A Puro Gelato não é uma rede de lojas. Existe apenas uma, neste momento, localizada em Vyton, perto do rio, antes de chegar a Vysehrad. É facilmente alcançável através de um belo passeio junto às margens do Vltava, para quem vier do centro histórico da cidade.

Esta singularidade diz algo sobre a filosofia da Puro Gelato. O gelado é aqui tratado de forma especial, não como um produto, mas como o fruto de um trabalho e de uma relação de amor, como aliás o criador da geladaria define o que o cliente pode degustar na loja.

cb-puro-gelato-01

Entra-se e o ambiente é logo agradável. A decoração é fresca, como se esperaria de um local onde se vende, gelados, com muito branco, adornado a azul e vermelho. Ao lado de uma série de outros produtos – especialmente sobremesas bem apetitosas – encontra-se a vitrine onde são exibidas as estrelas da companhia: os gelados.

Não existem muitos sabores. Aqui a qualidade é rainha, não a quantidade. Talvez 14 ou 16 variedades, com especial destaque para os gelados de fruta. Existem sabores menos vulgares, como pepino, lavanda, sementes de papoila. Alguns encontram-se sempre presentes, enquanto outros vão variando ao longo dos dias. Nunca se sabe o que se vai encontrar.

O pessoal é extremamente simpático, todos eles. Parece sem ponto importante na seleção de funcionários. E alguns estão lá desde a abertura, há uns quantos anos, o que talvez demonstre uma boa relação entre proprietários e pessoal, uma harmonia importante em qualquer negócio bem sucedido.

cb-puro-gelato-03

Os preços são uma agradável surpresa. Por 95 CZK, cerca de 3,50 EU, pode-se encomendar um copo ou cone com três porções, que são enormes e talvez capazes de substituir um almoço. Se desejar pode pedir uma porção mista, metade disto e metade daquilo. Em caso de indecisão não tem problema nenhum em pedir para provar um sabor.

Um dos aspetos mais agradáveis da Puro Gelato é que os gelados são preparados mesmo ali, na cozinha que se encontra por detrás do balcão. Se tiver sorte o cliente pode até ter um vislumbre do maravilhoso gelado a ser cozinhado, como se tratasse de qualquer outra delícia caseira.

Tanta coisa boa traz consigo algo menos agradável: aos fins-de-semana, nos dias de sol e temperaturas elevadas, as filas para comprar gelado podem ser longas.

cb-puro-gelato-02

Como Ir:  A pé, desde o centro, sempre junto ao rio. Senão, de elétrico. A paragem chama-se Vyton e fica mesmo em frente da geladaria. Desde o centro, o 17.

Quanto Custa: Três enormes porções por 95 CZK, cerca de 3,50 Eur.

Quando Ir:  A qualquer hora do dia.

Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here