Rasjská Zahrada

0
294

“Um pequeno lago, encantador a todos os níveis, e uma plataforma de madeira que é excelente para se ficar por ali um bocadinho, a ler ou simplesmente a descansar.”

Zizkov é um bairro icónico em Praga. E este pequeno jardim, que aliás é maior do que parece à primeira vista, trata-se de “apenas” mais uma proposta do muito que há a fazer e visitar nesta parte da cidade.

Integra-se num parque maior, Riegrovy Sady (talvez mais famoso pelo seu jardim da cerveja, onde multidões se concentram para assistir a eventos desportivos no seu ecrã gigante) mas ao contrário deste, o Rajská Zahrada (o que significa mais ou menos “jardim do paraíso) tem horário de abertura. Que de resto é tão liberal que nem merece ser mencionado. Simplesmente encerra para a noite e pronto.

Antes de prosseguir, uma advertência: se passar pelo local e encontrar a porta fechada, é normal; jogue a mão ao fecho e teste-o. Provavelmente vai-se abrir para lhe dar passagem.

Logo após penetrar o recatado espaço, delicie-se com os bancos à sua direita, cada um deles abraçado por roseiras trepadeiras, com flores tão coloridas e diversas. Depois, a escadaria, a meio da qual vamos encontrar o meu “spot” favorito nestes jardins: um pequeno lago, encantador a todos os níveis, e uma plataforma de madeira que é excelente para se ficar por ali um bocadinho, a ler ou simplesmente a descansar.

rajska-zahrada-04

Para os mais pequenitos, existe um parque infantil bastante bem equipado, mas não convém fazer grandes planos para a sua utilização entre as 10:30 e as 11:30, porque neste intervalo de tempo uma escola próxima tem prioridade na sua utilização, apesar de não a exercer quotidianamente.

O café é outro ponto muito agradável do Rasjká Zahrada, mas a simples exploração deste jardim promete momentos de prazer. A entidade gestora tem uma postura rigorosa, apostando na qualidade: é um dos raros locais em Praga onde não é permitido fumar. Cães também não são admitidos neste espaço, e existe pessoal de segurança para garantir o cumprimento destas regras.

rajska-zahrada-02

Esta área foi no passado bastante negligenciada, pelo que este projeto foi muito aplaudido pela comunidade local. Foram 40 milhões de CZK, investidos pela equivalente checa à nossa “junta de freguesia”. A inauguração teve lugar em Setembro de 2008.

rajska-zahrada-03

Como Ir: Costumo utilizar o acesso do Riegrovy Sady, mas para quem não conhece é melhor a entrada principal. Tome o eléctrico 9, que passa em vários pontos centrais, ou o 5 ou o 26, e saia em Husinécka. Ali mesmo em frente, do lado direito do pequeno estádio onde actua o Zizkov FC, há uma rua chamada… U Rajské zahrady. Nela encontrará a entrada principal para o jardim.

Save

Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here