tvtowerzizkov-03

A torre de televisão de Zizkov é um marco sobranceiro na cidade de Praga. É omnipresente, podendo ser avistado de qualquer ponto da cidade. Quase de forma inconsciente torna-se um farol de navegação.

A construção da estrutura, idealizada pelo arquiteto Vaclav Aulicky, iniciou-se em 1985 e terminou em 1992. Os estudos preliminares consideraram vinte localizações, incluindo o topo da colina Petrin e as imediações da fortaleza de Vysehrad. A torre tem uma altura total de 216 metros, com o miradouro público estabelecido no oitavo andar, a 93 metros. Já o restaurante se encontra um pouco mais abaixo, a 66 metros. Diz-se que em perfeitas condições de visibilidade, o visitante pode apreciar a paisagem num raio de 100 km em redor da torre.

tvtowerzizkov-02

Talvez mito urbano, mas há uma história curiosa referente à construção da torre: diz-se que no início as pessoas (certamente não todas, claro) estavam convencidas de que a emissão de ondas de televisão era um pretexto do Governo, e que a verdadeira utilidade da estrutura seria monitorizar todas as conversas tidas em Praga, com o auxilio da mais moderna tecnologia soviética.

Outros, mais razoáveis, temeram que a torre pudesse ser usada para bloquear emissões de rádio provenientes do Ocidente, e que pudesse ter efeitos nefastos na saúde pública. Aliás, em 1989, após a “Revolução de Veludo”, os trabalhos foram suspensos durante um ano e meio, para se procederem a estudos sobre os efeitos da radiação eletromagnética.

O que é certo é que por vezes os praguenses se referem à torre como “o pénis de Praga”. Muitos, opuseram-se à construção desde o início, receosos do choque arquitetónico que uma torre com estas características produziria no clássico bairro de Zizkov e incomodados com a profanação parcial de um cemitério judeu – cuja área que sobreviveu pode ser visitada se se deslocar à torre.

tvtowerzizkov-01

Atualmente a torre emite sinais de TV e rádio, comunicações móveis, televisão cablada e ondas de rádio para as redes de emergência de Praga e arredores; adicionalmente faz a monitorização da qualidade do ar.

Desde 2000 o valor turístico da torre foi aumentado pela colocação das esculturas de bébés, trepando pelos pilares, da autoria do polémico escultor David Cerny.

Como chegar: Simples. Saia na estação de metro Jiriho z Podebrad (linha verde), passe em frente à igreja e siga a rua imediatamente por detrás da sua ala esquerda, Liesovska, e estará junto à torre em menos de cinco minutos.

PARTILHAR
Artigo anteriorPavilhão Hanavský
Próximo artigoSlovansky Ostrov
Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA