A Casa Mais Pequena de Praga

0
1235

Depois de A Rua Mais Estreita de Praga, trago-vos hoje outra pérola escondida desta maravilhosa cidade: Perdida num pequeno largo do bairro judeu, encontra-se aquela que será a casa mais pequena da cidade de Praga.

É uma coisa minúscula, uma verdadeira curiosidade de circo, mas que pouca gente conhece e que certamente não vem referida nos guias de viagem tradicionais. Terá sido construida há mais de trezentos anos, com posteriores obras executadas em 1853.

O seu passado é deveras curioso: após esses trabalhos de renovação foi ali instalado uma oficina de artes. Trabalhava aqui Jan Zacharias Quast, que pintava vitrais e porcelanas e que se manteve activo até 1867, ano em que com o seu filho se mudou para a sua cidade natal, Pisek.

À passagem do século instalou-se na casa uma senhora que se dedicou a outro tipo de arte… a do sexo. Isso mesmo, a casa mais pequena de Praga foi bordel pessoal, e até ao ano de 1922, já portanto no período da Primeira República Checoslovaca. Uma curiosidade: o falatório não incidia tanto sobre a prostituição que aqui acontecia, mas sim sobre a idade da dita senhora, que já ia pelos quarenta anos.

A casa tem uma largura de 2,40 metros e é constituída, claro, de um só quarto. Por cima da porta uma placa vermelha identifica-a: Nejmenší dům v Praze. Ou seja, precisamente, A Casa Mais Pequena de Praga.

Esta coisa deliciosa pode ser vista na rua Anežská, número 1043/4. Como disse, perdida em Josefov, o bairro judeu. Não é fácil de encontrar, por isso deixo aqui, para além do mapa que se segue, as suas coordenadas: N 50° 05.512 E 014° 25.442.

PARTILHAR
Artigo anteriorPuro Gelato
Próximo artigoO Hotel Crowne Plaza
Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here