Letna Beer Garden

1
513

Antes de mais peço desculpa pelo anglicismo do título. Depois de anos a referir-me ao local assim faz-me confusão aplicar a tradução correta…. jardim da cerveja.

O Letna Beer Garden é uma instituição da cidade. Morto no Inverno, renasce na Primavera para atingir o auge anual durante o Verão, palpitando ainda nas primeiras semanas de Outono. É local de encontro para milhares de pessoas. Literalmente. Mesmo que se tenha outros planos é comum combinar junto ao beer garden, e depois logo se verá.

Existem uma meia dúzia de beer gardens de primeira apanha em Praga, mas o de Letna cruza uma série de aspetos positivos que, sem fazer dele o meu favorito, o distinguem: é central, pode ser acedido a partir de qualquer ponto do centro da cidade; é espaçoso, apesar de nas melhores tardes ser complicado encontrar uma mesa; encontrando-se num parque é um excelente ponto para comprar umas cervejas e ir para um qualquer ponto do parque; e por fim, talvez o seu grande trunfo, a deslumbrante vista sobre o Vltava e, lá ao longe, os pináculos da praça da cidade antiga.

letna-beergarden-01

Do lado do menos bom, aponto a cerveja servida em copos de plástico, o que para um apreciador pode ser um problema. Além disso este beer garden é muito popular entre os expats e mesmo turistas aparecem por lá, tornando-se por vezes demasiado “estrangeiro” para o meu gosto.

Mesmo assim a atmosfera de uma tarde de Primavera cheia de sol pode ser esplendorosa. Há pessoas de todos os tipos, de todas as idades. Há cães que brincam por ali, casais que flirtam, grupos de amigos que se reúnem, velhos companheiros que se encontram. Há idosos que observam a sua Praga com um copo na mão, e os tais estrangeiros que não acreditam na sorte que têm em ali estar. Muitos ficam pelas mesas, de preferência as da orla, aquelas que oferecem diretamente a espetacular vista para o rio e para a margem oposta.

Mas em todo o redor há animação. As pessoas sentam-se pela relva, aos pares ou em círculos. Joga-se futebol ou frisbee. Alguns levam guitarras e outros instrumentos, surgem concertos espontâneos. Há alegria no ar. É este o pulsar de um beer garden de Praga. E em Letna ainda é mais intenso.

letna-beergarden-03

Dali parte-se muitas vezes para uma refeição, discute-se o restaurante a escolher. No bairro ali ao lado, com o mesmo nome, existe uma mão cheia de possibilidades. Mas também se pode descer até lá abaixo, atravessar o rio e ir-se mais para o centro. Já o oposto é mais complicado. Se puder escolher entre apanhar um eléctrico e ir à volta ou simplesmente caminhar a partir do centro, escolha a primeira hipótese. Aquela subida final é de matar uma pessoa.

Numa nota muito pessoal, vivi ali à beira durante pouco mais de um ano. Muitas vezes me sentei nas suas mesas, e mais ainda passei nas imediações, a caminho de qualquer outro ponto na cidade. Foram memórias que ficarão.

Como Ir: Ou vai a pé, do centro, atravessando a ponte que atravessa o Vltava na sequência da avenida Revolucni, ou apanha um elétrico que vai dar uma certa volta, deixando-o na paragem Letensku Namesti, de onde poderá caminhar durante uns 400 m até chegar ao beer garden.

Quanto Custa: A cerveja custa cerca de 1,20 Eur.

Quando Ir:  Numa tarde de sol com temperatura amena; mais sossegado aos dias-de-semana, em plena laboração aos fins-de-semana.

PARTILHAR
Artigo anteriorGaleria Fotográfica: Detalhes
Próximo artigoUma Trágica Manhã de Inverno
Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA