Riegrovy Sady

2
524

Apesar da forte cultura de cerveja que existe na República Checa de forma geral e em Praga em particular, não existem muitos “beer gardens” ou jardins da cerveja. Ou talvez existam, mas são sobretudo estabelecimentos de carácter local, servindo um bairro ou uma comunidade. Daqueles bem famosos, globais, que atraem gente de toda a cidade, apenas uma meia dúzia. O de Riegrovy Sady é um deles.

E dito isto gostava de deixar claro que não aprecio este beer garden. Sim, é muito popular, mas isso talvez se deva mais à sua localização, no coração da cidade, num bairro – Zizkov – onde habitam muitos estrangeiros e onde se consome muita cerveja – do que a qualquer outra coisa. Além disso, atrai muitos clientes de uma outra área vizinha com características algo idênticas: Vinehrad.

cb-riegrovysady-03

O Riegrovy Sady é um dos parques urbanos mais antigos e de certa forma mais significativos da cidade. Foi construido entre 1904 e 1908 num estilo inglês e baptizado em honra do político novecentista František Ladislav Rieger, cuja estátua pode por lá ser encontrada. Aproximadamente no centro existe o beer garden de que hoje falamos.

O beer garden não é especialmente grande e é totalmente vedado, o que é uma das razões principais para o meu desagrado. Ao contrário de outros, uma pessoa sente-se ali encerrada, sem nada para ver, sem espaço. É um terreiro com mesas alinhadas e nada mais. Por outro lado é verdade que a cerveja é servida em copos de vidro, o que não sucede, por exemplo, no beer garden de Letna. Comida não falta, com duas ou três barraquinhas a servir grelhados tipicamente checos, incluindo as salsichas e os queijos na brasa. Para os mais exigentes, mesmo ao lado existe um restaurante mais convencional.

cb-riegrovysady-02

Um dos pontos fortes do Riegrovy Sady é o desporto. O desporto de sofá, entenda-se. É um lugar muito popular para seguir os grandes eventos desportivos na grande tela existente. Durante os mundiais de hóquei no gelo é uma loucura, mas os grandes momentos do futebol não ficam esquecidos e nesses dias conseguir lugar numa mesa e obter um copo de cerveja exigem uma boa dose de paciência.

Outra característica do Riegrovy Sady é a sua clientela mista. Existem muitos checos, claro, mas por vezes fica a ideia de que andam por ali mais estrangeiros, especialmente britânicos e norte-americanos. Não turistas, mas residentes.

Apesar de nestas coisas existir algum dinamismo, à data da redação deste artigo as cervejas vendidas no local eram: Gambrinus, Kozel, Pilsner, Rieger, Zemský.

cb-riegrovysady-01

Como Ir:  Costumo ir de metro até à estação de Jiriho z Podebrad e depois caminho cerca de 800 metros até chegar. Da praça de onde saimos do metro é procurar a rua Manesova, caminhar por ela e virar na segunda à direita, e logo se chega à orla do parque. Depois o beer garden está lá no meio. Coordenadas exactas: N 50 04.831, E 14 26.585

Quanto Custa: Normal, ou seja, pouco.

Quando Ir:  À tarde.

PARTILHAR
Artigo anteriorBrno
Próximo artigoVelharias de Kolbenova
Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA