É isso mesmo! Praga é muito bonita mas o aeroporto, para esquecer. Brno é que está a dar. Para começar, com o dedo da Santa Ryanair, permitiu-me ir de Faro até Praga e regressar por 47 Eur, o que para mim é um recorde absoluto nas ligações entre Portugal e a República Checa. Como? Faro – Stansted, Stansted – Brno, autocarro para o centro da cidade, andar dois passos, autocarro Student Agency para Praga. E mais ou menos a mesma coisa no trajecto de retorno.

A coisa mais “cool” do aeroporto de Brno é o seu tamanho, tipo casa de bonecas. Quando se chega, de avião, nem é tão evidente, mas na aproximação de autocarro, a partir da baixa da cidade, já é outra coisa. Parece um pavilhão, ou um armazém. Isto nas dimensões! Porque fora isso é um brilho! Funcional, com um ambiente familiar, preços de cafetaria que não têm nada a ver com o comum dos aeroportos (uma lata de Pesi custa 0,80 Eur numa máquina automática de venda). Há 6 balcões de check-in, 2 passadeiras para controle das bagagens e dois guichets para verificação de passaportes. Já estão a ver melhor o que quero dizer com “ambiente familiar”? Mas não é só isso: no aeroporto de Brno distribuem-se sorrisos. O pessoal é mesmo simpático e… está-se bem.

Entre a entrada no terminal e as portas de embarque vão não mais do que 50 metros, pois isso não há que preocupar com os “hikings” de Barajas ou Gatwick. Não são precisos 20 minutos para se andar até ao ponto de embarque mas sim 20 segundos.

A cereja em cima do bolo é a Internet de borla, e, pasme-se, até é possível encontrar umas fichazinhas para colocar o computador à carga equanto se escrevem umas coisitas para o blog.

Eu cá estou conquistado! Aeroporto de Brno forever! O que me faz lembrar que já tinha usado esta expressão algures para me referir aos morávios. O que faz todo o sentido porque Brno, segunda cidade da Rep. Checa, é a capital da morávia.

PARTILHAR
Artigo anteriorPassagem Efémera
Próximo artigoUm passeio junto ao Vltava
Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

8 Comentários

  1. É verdade o que diz. Já tive a oportunidade de utilizar o aeroporto de Brno e é realmente pequeno e muito funcional. O problema é que tenho fobia de avião, então apenas duas das várias vezes que fui a Praga foram de avião, de resto…autocarro! 2 dias de viagem! Além do preço…quase 300€! Mas para mim tudo é melhor do que estar lá nas alturas.

    Também sou um apaixonado por Praha, vivo no Porto e a visito sempre. A última vez que estive na capital checa foi em Janeiro. Em Julho regressarei e passarei todo o Verão em Praha. Em Setembro começo a fazer a minha tese de mestrado na Faculdade de Ciências da Univ. Karlova. Ficarei 1 ano inteiro na minha cidade favorita e após finalizar a tese não pretendo regressar a Portugal.

    Conheces o bar Hany Bany? É o meu favorito! Perto da Karluv Most, barato, com bom ambiente, boa decoração e boa música 😀

    • Já eu, sou rapaz para ir dar uma volta de avião só para estar lá em cima. O Verão em Praga… a única época do ano em que prefiro estar cá do que lá… mas também tem as suas vantagens. E não, não conheço o Hany Bany… aliás… sim… acho que estive lá um par de vezes, fez-se luz neste segundo. Não é desagradável, mas um bocado turístico para o meu gosto.

      • Não costumo ver turistas no Hany Bany, só estudantes checos! Também não gosto do ímpeto turístico da cidade, sobretudo porque a maior parte a visita interessada em consumismo e cultura pop, não se apercebem realmente do valor histórico e artístico de Praga.

        Para mim não há nada melhor do que passar o Verão em Praga e viajando pela Rep. Checa 😀

  2. A primeira vez que vejo este web site… No entanto estou bastante surpreso com os conteúdos pq vejo-me em muitos dos textos. Vivi 4 anos em Brno e agora estou a viver em Praga e posso dizer a R.C. Rules!! Este país é para mim como a terra das oportunidades no sentido que vim do Porto para cá e tenho tido empregos que nunca na vida imaginei! Aqui aprendi que dinheiro não é tudo, até pq n tenho muito mas ainda assim consigo ter qualidade de vida:)

    • Olá.
      Sou brasileira e fixei morada em Lisboa há 6 meses. Minha filha terminou o secundário e pretende cursar medicina em Brno.
      Gostaria de obter maiores informações sobre a cidade e o ensino (incluindo o sistema do ensino secundário, pois minha segunda filha termina este ano o 10º ano).
      Agradeço desde já vosso contato.

      • Fui uma única vez a Brno e de resto, na minha idade, já pouco sei sobre os sistemas de ensino, muito menos sobre os de um país estrangeiro.

  3. Pretendo ir visitar uma amiga minha que irá estar em erasmus em Praga e gostaria de saber se é fácil conseguir chegar do Aeroporto Brno até ao centro de Praga, pretendo fazer a ligação Porto – Londres-Stansted – Brno pela Ryanair e gostaria de saber se compensa para depois chegar mesmo à cidade pois tenho algum receio 😉 se me puderem esclarecer agradecia….
    Obrigado, Luís

    • Nas calmas. Autocarro do aeroporto de e para o centro de Brno (cerca 0,90 Eur), andar 200 metros, autocatrro Students Agency directo para Praga (8 Eur, com WiFi, TV, bebidas, etc). Fora isso, tens Ryanair para Bergamo, Wizzair para Praga. Ou Ryanair para Madrid, Wizzair para Praga.

DEIXE UMA RESPOSTA