PianoPolice_2762852a

Foi uma ideia do dono do Café V Lése. Ondrej Kobza recorreu ao sistema de “crowd sourcing” para obter um conjunto de cinco pianos que espalhou pelas ruas de Praga. O objectivo? Colocar as pessoas a tocar, expontaneamente. De início as reacções não foram encorajadoras. Muita gente acusou Ondrej de ser um extravagante e a multidão não aderiu. Depois, lentamente, as coisas mudaram. Os pianos começaram a ser usados. De fiasco, a iniciativa passou a sucesso. Ondrej passou a receber pianos oferecidos ou cedidos. As ruas de Praga passaram a ter mais destes instrumentos musicais. Um mês depois, no início de Outubro de 2013, já eram doze. Actualmente são dezenas.

Nos tempos que passam não estou em Praga e sofro por não poder testemunhar estes momentos. Mas amigos meus falam-me de experiências incríveis, como a face extasiada de uma pobre “sem-abrigo” que passa horas a deliciar a multidão com os seus recitais. Ou a senhora que, tocando alegremente, põe um par de ciganas a dançar ao seu ritmo. Mas os pianos de Praga tornaram-se internacionalmente conhecidos quando uma jovem checa colocou no Youtube um pequeno video que mostrava um polícia de giro sentado ao piano interpretando o tema “River Flows In You”.  O filme tornou-se viral e a cena foi abordada pelos grandes jornais desse mundo fora. O Telegraph inicia a sua peça dizendo que uma sociedade pode ser considerada primordialmente pacífica quando os seus polícias se sentam uns instantes durante a ronda para uma brincadeira musical. E eu concordo.

O website do projecto (em checo) em www.piananaulici.cz e página Facebook www.facebook.com/piananaulici e o video que se tornou viral: http://www.youtube.com/watch?v=PZTCA1Rm8Rw

PARTILHAR
Artigo anteriorO “Túlipa”
Próximo artigoUm Dia de Inverno
Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA