cb-artfcafeuirmy-01E já alguma vez experimentou cozinha georgiana? Ao visitar Praga tem ao seu alcance esta possibilidade, ainda para mais localizada num ponto tão central, a poucos metros do qual passará certamente nas suas andanças. E em que consiste a gastronomia da Geórgia? Talvez a melhor aproximação seja imaginar os sabores da India. Mas… não tem nada a ver. A verdade é que os pratos que aqui vai encontrar não apresentam semelhanças com nada que possa recordar. E este é precisamente o ponto forte da experiência.

O Art Cafe U Irmy encontra-se a um par de centenas de metros da ponte Karlovo, numa rua que parte para o interior da cidade; o aspecto do restaurante – se é que lhe podemos chamar um restaurante – não inspira grandes entusiasmos. As mesas toscas têm um ar usado. As cadeiras são banalissimas. A decoração, ao contrário de tantos outros estabelecimentos em Praga, é desinspirada. O serviço, inefeciente. Mas… na cozinha vive uma maga, e isso faz toda a diferença. Na realidade, é a proprietária, georgiana de gema, que pessoalmente prepara as iguarias servidas aos clientes.

O menú é quase indecifrável. Mas assim como assim, dado o exotismo da escolha, sugiro que mande vir ao calhas. Não se deixe confundir com as indeléveis diferenças entre “entradas” e pratos principais. Não têm grandes diferenças entre si. Não esqueça o pão, que só por si vale a visita. Acima de tudo, a comida é deliciosa. Costumo recordar o dia em que levei um génio da cozinha a jantar no U Irmy, um rapaz viajado, que percorreu literalmente mais de meio mundo, e que deu o seu parecer: a melhor comida que experimentou na Europa.

[box type=”shadow” align=”aligncenter” ]Como Ir: Estando na entrada da ponte Karlovo, no lado Este, virado para o rio, caminhe para a sua esquerda, atravesse o rio, e o I Irmy fica na rua que vê sair ali da avenida que acompanha o rio. Quanto Custa: Não é das refeições mais baratas de Praga. Talvez uma média de 10 Euros por refeição. Quando: Ir Um jantar, a horas normais, será a melhor opção. Contactos: Art Cafe U Irmy Karoliny Světlé 35 Praha 1 110 00[/box]

PARTILHAR
Artigo anteriorPink Floyd Cafe
Próximo artigoKavárna & Galerie Róza K
Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA