Cafe Fantazie

0
334

O Cafe Fantazie encontra-se numa localização simultaneamente central e remota: está fisicamente muito próximo do centro, mas poucas pessoas passarão por ele por mero acaso. Todo o quarteirão, aliás, toda a zona onde se encontra, é interessante e merece um passeio repousado, com atenção aos detalhes arquitetónicos que abundam nestes edifícios clássicos, de inícios do século XX.

Trata-se de um pequeno café com uma decoração encantadora, de outros tempos, extremamente personalizada. Gosto especialmente da mesa com duas poltronas perto do bar, na sala de entrada, mas no seu todo o espaço é agradável e acolhedor.

Suspeito que se trata de um negócio de família, e que a senhora loura que serve às mesas é a proprietária. Adoro vê-la a fazer um “break” no serviço para trocar dois dedos de conversa com a clientela enquanto beberica do seu copo de vinho tinto, regressando à faina com um gesto de quem diz “- Já me ia esquecendo que há trabalho para fazer”.

cb-fantazie-01

As gentes que param pelo Cafe Fantazie são essencialmente locais, e quando o digo, não me refiro a checos mas sim a habitantes ali do bairro. É um prazer observar a multidão, as mesas ocupadas, aqui por um casal de namorados já entradotes, acolá um grupo de amigos. Veem-se senhores dignos que entram para dizer olá aos conhecidos e para uma bebida rápida, e pares de jovens, e pequenas famílias. O riso e o som de vozes envolve o espaço com um calor humano muito próprio. Ideal para levar um livro no bolso e virar umas quantas páginas na companhia de um chá, de um chocolate quente ou, porque não, de uma chávena de café.

Pode aproveitar para aqui beber um copo de cerveja Svijany, uma marca de certa forma comercial, mas bem mais exclusiva que os grandes nomes mainstream, como a Pilsener, Staropramen ou Gambrinus.

Tenha em conta que o Cafe Fantazie, como negócio de família que é, não está aberto todos os dias, encerrando ao Domingo.

cb-fantazie-03

Como Ir: O ponto de referência será a praça Palackého, servida por muitos elétricos e por uma saída da estação de medro de Karlovo Namesti (kinha amarela). Uma vez na praça, procure a rua Podskalska, que dela sai, na extremidade mais oposta ao centro da cidade. O café encontra-se nessa rua, numa esquina, no segundo quarteirão.

Quanto Custa: Os preços do costume num café de Praga.

Quando Ir: Por volta das quatro da tarde, de forma a arranjar mesa e ficar para a “rush hour” do café.

Contactos: Cafe Fantazie, Ladova 1 Praha 2, Vyšehrad 120 00 – Website: http://cafe-fantazie.cz

 

Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here