O Karavensaraj é um dos restaurantes mais exóticos da cidade, não só pelo menu, como também original reunião de conceitos que ali podem ser encontrados. As propostas gastronómicas são geograficamente distríbuidas pelo Médio Oriente. O menu é em si um motivo de interesse: as suas folhas assemelham-se a um guia turístico da região ou, melhor ainda, a um roadbook ou caderno de viagens. Pelas suas páginas encontramos bizarras sopas, saladas e chás. Estranhas sobremesas, bebidas e formas de cozinhar. Vindas do Egipto, Síria, Líbano e Jordânia. A preços de regalo, que convidam o cliente a experimentar a maior variedade possível do extenso cardápio.

O espaço está decorado em conformidade. Tresanda a aventura, evoca o espírito da expedição. Mapas, elementos decorativos daquelas regiões e magníficas fotografias dão côr às paredes, e pelos vãos das janelas empilham-se livros temáticos, que podem ser consultados enquanto se espera pela refeição. Se não encontrar nada do seu agrado, poderá procurar na pequena mas bem recheada biblioteca que se encontra algo dissimulada junto ao balcão do bar. Ali terá ao seu dispôr guias de viagem em checo e inglês cobrindo todas as regiões de que se possa lembrar. Se necessitar poderá utilizar o acesso Wi-Fi de forma gratuita.

A excelência do menu e das salas de refeição é complementada pelos sabores naturais dos pratos encomendados. Existe uma certa rusticidade na comida servida que poderá não agradar aos mais requintados, mas que encantará aqueles que se enquadram no espírito que domina todo o conceito deste restaurante. Já a qualidade do serviço poderá constituir um teste à paciência do mais ousado dos aventureiros. Certa vez já se tinham passado quarenta minutos e o pedido ainda nem tinha sido recolhido, e foi preciso efetuá-lo ao balcão para que persistisse uma vaga esperança de podermos tomar a refeição em tempo útil… diga-se de passagem que passados poucos minutos todos os artigos encomendados se encontravam sobre a mesa. De resto o trabalho do pessoal do restaurante costuma ser genericamente caótico, o que pode ser perdoado se tivermos em atenção que este estabelecimento não tem fins lucrativos: todo o lucro é canalizado para instituições humanitárias, conforme explicado numa das folhas do menu.

Para além de uma alternativa válida para uma refeição convencional, o local é um excelente ponto para passar umas horas de uma tarde chuvosa de volta do trabalho que se leva no computador, enquanto se beberica um genuíno chá, ou percorrendo as páginas de um bom livro na companhia de uma refrescante bebida com sabor a oásis.

Como Ir: Caminhe em direcção à Casa Dançante, seguindo junto ao rio, vindo do centro. Encontrará este restaurante na segunda esquina a seguir ao Narodni Divadlo (Teatro Nacional), que deverá servir de ponto de partida. Um bom número de linhas de eléctricos serve este ponto. Se preferir o metro poderá usar a linha amarela e, saindo em Narodni Trida, seguir até ao Narodni Divadlo.

Quanto Custa: Preço médio de uma fausta refeição, sem vinhos: 300 Kc.

Quando Ir: Não existe uma recomendação específica, Quando tiver sede e/ou fome, entre as 11:00 e as 23:30.

Contactos: Karavanseraj Masarykovo Nabrezi 22,  Praga 2 – Telefone +420 224 930 390,  Website www.hedvabnastezka.cz/klub

PARTILHAR
Artigo anteriorKmotra
Próximo artigoGalerias: Inverno
Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA