Como é Praga no Inverno?

28
13737

Uma das questões recorrentes dos nossos visitantes prende-se com o Inverno. Afinal, como é viajar até um destino como Praga nos meses em que os termómetros descem bem abaixo do zero? Valerá a pena? É tão romântico como parece nos postais ilustrados? Consegue-se suportar o frio? O que há para fazer em Praga quando a neve tudo cobre e o frio nos envolve?

Vamos por partes, começando pelo ponto fundamental: cada pessoa é uma pessoa, e a forma como lidam com a intempérie varia. Pessoalmente, consigo apreciar um passeio por Praga quando as temperaturas andam pelos dez graus negativos. Mais do que isso começa a ser doloroso. Mas outros terão fasquias diferentes.

A Rotunda de São Martinho, em Vysehrad. Uma das edificações mais antigas da cidade.
A Rotunda de São Martinho, em Vysehrad. Uma das edificações mais antigas da cidade.

Dito isto, gostaria de deixar claro outro aspeto. Se é friorento, dê um desconto, mas a verdade é que o frio em Praga é menos agressivo do que o conhecemos no nosso país. Creio que se prende com a menor humidade e com a proteção de que o nosso corpo beneficia, uma vez que quando não se está na rua as temperaturas são bastante amenas, fruto do trabalho de uma cultura que há muito teve que aprender a lidar com a invernia.

Um outro ponto a ter em conta é que ao contrário do que geralmente se pensa o Inverno em Praga não é só neve. A aparição deste elemento mágico é cada vez mais rara. Em 2011, depois do Outono, simplesmente não nevou. E quando isso acontece, o visitante pode ser brindado com dias de chuva, que geralmente não é intensa nem contínua, mas que pode arruinar uma viagem.

Sejamos honestos: mesmo uma cidade linda de morrer como Praga se torna feia num dia cinzento e húmido, com as árvores despidas de folhas, a lama presente em todo o lado (pior ainda se nevou um pouco anteriormente) e o frio que nos acompanha por todo o lado assim que saimos para o exterior.

Duas senhoras observam a sua cidade a partir do parque de Letna
Duas senhoras observam a sua cidade a partir do parque de Letna

Mas vamos assumir que sim, que tem a sorte de chegar a Praga numa época em que um manto branco de neve cobriu a cidade. Sim! É magnífico, sobretudo para nós, criaturas do sul, que não conseguimos afastar o fascínio natural pelo exótico deste fenómeno raro em Portugal.

Ao contrário do que sucederia numa sociedade mais doméstica, como a nossa, em Praga as pessoas saem e divertem-se com naturalidade no pico do Inverno. As actividades são diferentes, mas a vida não é menos dinâmica. É portanto agradável cirandar, raramente se tendo a impressão que estamos a atravessar uma cidade “morta”. Mas há alguns conselhos, avulsos, que posso oferecer: cuidado com o gelo; sapatos com uma sola lisa são meio-caminho para uma tarde cheia de quedas, e olhe que para além de escorregadio, o gelo é duro. Esta pode parecer piada mas não é: olhe para cima com alguma frequência, porque o desprendimento de blocos de gelo dos telhados mata gente todos os anos; por vezes a polícia coloca fitas de interdição em segmentos onde a derrocada é eminente, mas isso nem sempre sucede.

E agora um pequeno truque que aprendi por experiência própria: no Inverno dê prioridade à noite. Depois do sol posto, o ambiente tristonho de um céu carregado de nuvens baixas desvanece-se. Na escuridão, apenas a magia da iluminação que envolve os belos edifícios de Praga prevalece. É a minha parte favorita do dia quando os dias cinzentos se sucedem, uma espécie de tréguas que me traz a alegria subjugada pelo ambiente depressivo que resulta da ausência continuada do brilho do sol.

Já agora, se quer elevar as possibilidades de visitar com neve, venha em Dezembro ou Janeiro. Nunca se sabe, mas é altura que a neve escolhe cair em Praga.

Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

28 Comentários

  1. Ricardo,
    Eu e meu noivo pretendemos passar nossa lua de mel em Praga, Viena e Budapeste, chegando 29 novembro e ficando até 9 de dezembro nos três países. Ainda conseguimos pegar o clima de outono em Praga? Tem algum ponto turístico que esteja fechado nesta época?

    • Oi Roberta, essa época já costuma ser bem Inverno, mas Praga é das cidades mais turísticas da Europa, nenhuma das principais atrações turísticas encerra para a época. Além disso, pelo pouco tempo que dispõe, imagino que só possa mesmo visitar os locais principais, que sem dúvida estarão disponiveis para receber turistas.

  2. Boa noite, estava a pensar passar uns dias a praga na 2a semana de novembro no entanto tenho alguns receios em relação ao tempo, tenho uma filha pequena e não queria nada ir passear e estar a chover e não podermos sair (com criança pequena é sempre mais complicado) acha que vale a pena ir nesta altura?
    Obrigado

  3. Ricardo, estou pensando em ir, com meu marido, a Praga em Dezembro próximo (chegar dia 10 e ficar uns 4 dias). Depois gostaria de seguir pra Viena e Budapeste de trem. Você acha isso possível ou corro muito risco de ficar presa em algum lugar por conta de nevascas?

    • Seria muito mas muito extraordinário ficar retida devido a queda de neve. Esta parte do mundo está preparada e habituada a lidar com neve, e seria preciso algo de muito extraordinário para causar a interrupção de circulação.

  4. Olá Ricardo,sou brasileiro, acabei de conhecer seu blog e, em seguida, vou esmiuçá-lo detalhadamente.
    Antes disso gostaria de uma orientação sua sobre um trecho do roteiro que estou montando:
    Sairei de Viena dia 28/12/16, direto para Cezky Krumlov onde devo pernoitar e, no dia seguinte continuar até Praga.
    Minha dúvida é se Cezky Krumlov nessa época do ano está – como dizemos por aqui – turistável, de forma que compense uma visita.
    Desde já agradeço sua atenção.

    • Oi… turistável é sempre. Claro que essa é a época do ano em que ou está coberto de neve e é lindo ou não está e o mundo fica feio. Mas isso aplica-se a CK ou a Praga ou qualquer outra parte da Europa Central. Vá rezando para que neve… 🙂

  5. Boa Tarde Ricardo, conheci o seu blog por acaso , mas desde já louvo a sua iniciativa. vou para praga com a minha esposa dia 24 de Novembro para uma visita de 4 dias. Nessa altura costuma nevar? que locais/ restaurantes poderemos jantar ?
    Obrigado

    • Olá Jaime… nevar nessa época não está fora de questão, mas cada vez neva menos e num período mais reduzido, mais para final de Dezembro… mas nunca se sabe. Quanto às refeições, encontra todas as minhas recomendações aqui no website 🙂

  6. Prezado. Uma questão. Estarei indo na primeira semana de Fevereiro/2017 para Praga, saindo de Frankfurt de Carro. Mesmo ciente das condições do inverno, saberia me dizer se é uma viagem possível de fazer ou não recomenda. EU já morei nos EUA e estou acostumado com Neve e a dirigir nesse clima, mas minha esposa sonha em ver a Europa nessa época do Ano, De la seguirei para Berlim e etc…O que tem a dizer sobre as estradas na Republica Checa. Agradeço à atenção.

    • Sem problema. As estradas são sempre todas transitáveis, o país está acostumado ao clima de Inverno. Claro que nunca se sabe quando acontece algo catastrófico, mas por regra as neves usuais não são problema.

  7. Oi Ricardo, sou brasileira , acostumada a viajar para neve ! A familia ama esquiar! E vamos visitar praga antes de ir esquiar na europa saindo do Rio 28 fev rumo berlim e depois praga devemos chegar 3 de marco de 2017. Poderemos curtir e conhcer a cidade ficando uns 3 dias? Dicas imperdiveis e recomendacao de hospedagem, tens ?
    Agradeço dicas de locais para conhecer a verdadeira cultura local, arte, musica comida e artesanato.
    Abracos
    Rosana

    • Oi Rosana… existe uma matéria com o titulo O Que Fazer em Praga em 3 Dias que responde a uma das questões. As outras dicas estão também disponíveois por vários artigos no website 🙂 E acomodação eu não estou a aconselhar.

  8. Oi eu e minha irmã estamos pensando em ir pra praga e depois suiça, queriamos pegar o inverno, em janeiro e fevereiro ainda esta no inverno ai ? E qual a melhor data em relação a maior movimento festas etc? Queremos ir pras festas também rsrs

    • Oi, sim ainda está no Inverno. Quanto a festa, não há que preocupar. Há sempre animação noturna, todos os dias, todo o ano.

  9. Boa noite Ricardo. Sou brasileira. Chegarei em Praga 08/11/17 com retorno em 19/11/17. Gostaria por gentileza de saber em relação ao clima – muito frio??? – Gosto de andar para conhecer a cidade. Li seus roteiros espero conseguir faze-lo.
    Obrigada.
    Terezinha.

  10. Ricardo . Sou brasileiro e irei conhecer Praga , devo chegar dia 11 de janeiro de 2018 e fazer Tb Moscou , Berlin e Budapeste .
    Praga em Janeiro, tenho chances de ver neve ???

    • Oi Adriano, óbvio que sim, óbvio que tem oportunidade de ver neve… mas também tem a possibilidade de não a ver. É algo que nunca se sabe. Este ano, por exemplo, houve neve, muitaaaaaaaa neve. Caiu neve até no início de Maio! De qualquer modo, se não for em Praga é certo que vai ter neve em Moscovo. Neve e muito frio 🙂

  11. Olá, tudo bem? Muitas relatos bons na Internet e o seu é um deles. Obrigada por isso. A dica “desprendimento dos blocos de gelo” é de todas a melhor. Jamais teria me preocupado com isso e sequer teria entendido o motivo das faixas de isolamento. Legal. Irei em meados de janeiro e de lá para a Suíça torcendo para ver neve caindo, pois já tive oportunidade de vê-la acumulada. Vou já providenciar os sapatos de solados específicos. Ah, você acha conveniente levar calça impermeável? Mais uma vez, obrigada.

    • Oi Maria, pessoalmente não acho. Sinto mais necessidade desse equipamento quando saio para explorar a natureza, aí sim, a neve ou a chuva acabam entrando através das minhas calças. Para a cidade, acho que não. Se estiver chovendo tanto assim mais vale ficar em “casa” e esperar que passe. Por outro lado, certamente encontrará à venda, se for mesmo necessário.

  12. Olá Ricardo! Fui a Praga em Dezembro de 2008 com o meu namorado na altura. Foi a nossa primeira viagem. E para falar a verdade nem sei mt bem pq decidimos ir lá …mas ainda bem que o fizemos ou que o “destino” se encarregou de o fazer.Ficámos rendidos!Completamente! Sempre idealizei uma nova visita e em 2018, passados 10 anos, estamos a pensar voltar, mas agora com as nossas duas filhas. E aqui fica a dúvida e partilho a minha preocupação. A mais velha terá 5 anos, a mais nova por volta de 1 ano e meio. Nao será muito agressivo por causa do frio? Principalmente para a mais pequena? Nós queríamos tanto ir em Dezembro! Praga no Inverno é idílica. Pode ajudar com a sua experiência e sensibilidade? Muito grata!

    • Oi Joana, acho que não vai querer ouvir a minha opinião nesta matéria, porque sou daquelas pessoas que acredita que o melhor para uma criança é prepará-la não pela protecção mas… pela preparação 🙂 Dito isto, só gostaria de acrescentar que na Republica Checa também há crianças, que existem nos Dezembros e têm vidas normais 🙂 Mas atenção…. o aquecimento global faz-se sentir no centro da Europa, e o Inverno já não é o que era em Praga.

  13. Ahahah é verdade! Já me deu confiança! O meu marido diz o mesmo, que há lá crianças, e que vão possivelmente aproveitar mais do nós! Apesar dessas crianças já estarem habituadas a esse frio. Confesso-me uma mãe pela protecção mas a querer que vivam pela preparação. Um dilema…. obrigada pela resposta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here