Quais as melhores e piores zonas para se ficar alojado em Praga durante a estadia? Esta é uma questão recorrente apresentada pelas pessoas que planeiam visitar Praga. É, claro, uma pergunta muito pertinente mas também de díficil resposta. Porque somos todos diferentes e temos prioridades distintas. Por isso, gostaria de deixar antes de mais claro: o mapa que aqui apresento, para além de ser tosco, reflecte um gosto pessoal. Contudo, vou tentar explicá-lo o melhor possível.

  1. As zonas a vermelho são áreas que aconselho a evitar à noite. São partes da cidade que se podem tornar um pouco complicadas. Apesar de Praga continuar a ser uma cidade relativamente segura, especialmente quando comparada com as grandes metrópoles da Europa Ocidental, nesas partes da cidade poderá deparar-se com prostituição, venda e consumo de drogas, turistas embriagados prontos para criar problemas e alguns habitantes mais pobres e com intenções pouco agradáveis. Repito: estes potenciais problemas verificam-se apenas à noite, digamos, após a hora de jantar.
  2. As zonas a amarelo são muito centrais, talvez demasiado centrais. Isto significa que o intenso fluxo de turistas poderá perturbar o seu repouso e tornar-se cansativo, sendo também zonas de preços especialmente inflacionados.
  3. As zonas a violeta são geralmente simpáticas, mas já demasiado afastadas para visitar os principais pontos de interesse sem recorrer a transportes públicos.
  4. As zonas a verde claro são, de forma subjectiva, as melhores: ainda suficientemente perto de tudo para se poder caminhar, mas já afastadas do bulício do coração da Praga antiga. Aqui já se respira um ar mais desanuviado, as coisas são mais naturais, os preços mais baixos. Mas as ruas são tão bonitas como as outras, mais centrais.
  5. A zonas a verde escuro é muito agradáveis, sendo central mas não demais.
  6. Nas zonas que não estão marcadas já não é muito frequente encontrar-se hotelaria vocacionada para o turista ocidental, mas, claro, pode sempre aparecer qualquer coisa.

Neste ponto, queria realçar mais uma vez o seguinte: o mapa é apenas um esboço e pretende dar uma ideia geral. Há excepções, por vezes importantes. Exemplo: a estação de comboios  Masarykovo Nádraží é muito mal frequentada, e contudo está numa área “amarela” do mapa. Se tiver dúvidas, se quiser um conselho mais pormenorizado, por favor, não hesite, escreva-me, descreva-me os seus dilemas, as possibilidades que está a ponderar.

Convém ter em consideração que Praga é uma cidade muito compacta. Por vezes os agentes turísticos exploram o desconhecimento dos estrangeiros que preparam uma visita, por exemplo, descrevendo um local como bastante central, a “20 minutos da praça velha”. Na realidade, existe um considerável número de hóteis em bairros bem afastados do centro, construidos antes de 1989 para servir o mercado soviético. Para esses clientes, os tais 20 minutos não significavam nada. Ora se em Paris, Londres ou Moscovo estar-se a 20 minutos do centro é uma beleza, em Praga significa que se está quase nos arredores da cidade. Não caia nisso. Estar no centro significa poder-se caminhar comodamente até aos pontos principais: a praça velha, a ponte Karlovo, o castelo.  Se tiver que ficar mais afastado, certifique-se pelo menos que se vai encontrar muito perto de uma estação de metro ou de uma linha de eléctricos conveniente.

ondeficar-02

Mas, a sério, tente cingir-se às zonas verdes do mapa ou, se sentir que a confusão de um centro repleto de turistas não é um problema para si, avançe para as zonas azuis. Seja como for, sugiro que consulte com atenção as diversas possibilidades hoteleiras. No site da Rumbo.pt encontrará os hotéis mais baratos.

PARTILHAR
Artigo anteriorCafé Rybka
Próximo artigoLivros: For the Love of Prague
Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

118 Comentários

  1. Boa tarde

    Ontem no cruzamundos e hoje por aqui…

    Vou estar em Praga (em princípio) a partir de 30/01/2015 e vinha solicitar, caso lhe seja a suas sugestões para alojamento na cidade.

    Sugestões sobre locais a não perder (monumentos, parques/jardins, restaurantes, bares) também são bem vindas.

    Agradeço desde já toda a atenção que possa ser dispensada.
    Cumprimentos

    • Bem, são questões que receio terem que ficar sem resposta. A primeira, porque nunca usando locais para ficar também não os conheço; a segunda, porque com tantas recomendações já existentes no website, não há muito mais que possa acresentar. Claro que com o tempo as sugestões do website serão engrossadas, mas para já as que existem publicadas são suficientes para manter o visitante entretido.

  2. Boa noite Ricardo! Obrigada pelas dicas, estão sendo muito úteis para a programação da nossa viagem! Gostaria de saber se o bairro

    • Sim, claro, é em Kobylisy. Isso é, por assim dizer, “no fim do mundo”. Não conheço o hotel, mas é daqueles numa área onde ninguém que conheça Praga aceitará ficar, não porque seja perigosa mas por ser remota para o que é aceitável. Tem uma estação de metro da linha vermelha por perto e isso é a única coisa a assinalar. Tem também um bonito parque, o Ďáblický háj, relativamente perto. Este parque encontra-se já na linha do final da cidade.

  3. Primeiramente, só tenho elogios a fazer ao site. É realmente muito completo, muito rico em informações. Parabéns pela iniciativa!
    Tenho uma dúvida:
    Chegarei em Praga no dia 25 de dezembro, vindo de trem de Berlim. Estou pensando em ficar no Chopin Hotel Prague, porque vi que ele fica bem próximo à estação de trem e é muito bem recomendado nos sites. Estarei com malas grandes e optei pelo hotel porque posso chegar até ele a pé, mesmo com as malas.
    No entanto, vi que o hotel fica na área em vermelho do mapa, área que você desaconselha por ser mal frequentada.
    Você acha melhor eu escolher um outro hotel?

    • Rose, tu é que sabes 🙂 A zona envolvente é a mais mal frequentada de toda a cidade, na minha opinião. A mim incomoda-me, mas não somos todos iguais. O nível de crime é muito baixo em Praga, mesmo nessa zona, mas será melhor evitar chegar tarde ao hotel e manter os olhos abertos. Durante o dia considero que não existe um risco real, mas o mau ambiente pode existir: discussões, brigas, pessoas a pedir.

  4. Olá,
    Em Dezembro vamos ficar em Nuselská, Hlavní město Praha 140 00. Pode por favor informar se fica muito longe do centro, se tem transportes e se é uma zona boa?
    Obrigada
    Maria

    • Olá Maria… é o suficientemente longe do centro para impedir que se chege lá a pé sem se gastar bastante tempo e energia; e também não tem uma estação de metro a uma distância aceitável; por fim, os eléctricos que lá passam não são os mais convenientes para um turista, apenas o 18 tem alguma utilidade. Por outro lado não é um bairro especialmente mal-frequentado e do ponto de vista de segurança ficará bem.

  5. Ola,

    Parabéns pelo seu site! Vamos ate Praga em Fevereiro e gostaria de lhe perguntar se aconselha como transporte publico bus e metro ou o taxi? a nivel económico compensa ir de metro ou é “perigoso”? Vamos estar alojados no Royal Bellezza Apartments em PRAHA 2.

    Obrigado

    • Olá William. Obrigado pela sua participação. Suponho que a sua questão se prende com o percurso desde o aeroporto. Vai depender de quantas pessoas forem, claro. Se for um grupo de 4 pessoas, pois a despesa do táxi não será demasiada. 20 Euros no total, talvez um pouco menos. Portanto, 5 Eur a cada um. Usando o bus e metro, será cerca de 1,20 Eur por pessoa. Agora, em termos de segurança não há absolutamente nenhum problema. Praga é uma cidade segura na generalidade, e sobretudo a bordo dos transportes públicos a segurança é total. Talvez arrisque dizer que as probabilidades de um incidente serão de 0%.

      Se for de metro e não tiver muita bagagem deverá sair na estação de Namesti Miru e descer até IP Pavlova. Será mais fácil do que estar a mudar de linha. Uma boa localização, mas à noite poderá ser um pouco barulhento. É que o seu apartamento está num centro de transportes permanente e tem uma série de estabelecimentos abertos também non-stop.

      • Obrigado pela resposta 😉 sobre transportes era mais a nivel da estadia mas obrigado pelas informaçoes toda. Estamos mt anciosos por la ir e passar uma boa semana

  6. Olá vou estar em Praga de 26 a 28 de outubro e gostava de saber se o hotel eurostars thalia é recomendável? Se fica perto do centro histórico como dizem? Obrigada 😉

    • Para mim, o melhor (a localização, que do hotel não tenho referências). Não fica muito longe da praça Venceslau, que é algo mal frequentada depois da hora de ponta, mas fica em direcção ao rio e não o oposto, o que seria o problema. Aliás, esse hotel está a 300 metros da minha primeira casa de Praga, logo só posso recomendar. Vai-se a pé a todo o lado, muito comércio, supermercado TESCO do outro lado da rua, metro linha verde e amarela, elétricos. Excelente. colocação.

  7. Primeiramente, gostaria de cumprimentá-lo pelo site: maravilhoso e generoso em compartilhar seu conhecimento!

    Já estive em Praga há anos, com minha filha..não me lembro de mais nada. Desta vez irei sozinha e achei suas informações sobre a distribuição de vantagens e desvantagens por cor MUITO interessantes.

    Perguntas:
    1. o uso do tranporte público à noite é seguro?
    2. que tipo de transporte é mais eficiente para uma pessoa mais velha sozinha?
    3. ficarei num hotel que fica na Vinohradska 157A, pelo que entendi, mais distante e necessita transporte para ir à região central. Que transporte indicaria?
    4. os taxistas costumam falar inglês?

    4.

    • Olá Maria Salete,

      Antes de mais peço desculpa pelo atraso na resposta. Acabei de chegar de Paris e enquanto estive em viagem reduzi ao minimo o trabalho efectuado. Vamos lá às respostas:

      1) O uso de transporte público é MUITO seguro a qualquer hora, mas à noite mesmo noite pode encontrar alguma fauna bizarra. Inofensiva mas bizarra.

      2) Bem, o melhor mesmo é basear-se numa zona que não implique a utilização de transportes públicos para visitar a cidade, mas não sendo possível, qualquer um é adequado… metro, eléctrico.

      3) Vinohradska. Não é dos pontos mais bem cobertos por transportes. Sempre me meti com os meus amigos dessa zona por causa disso… só há um ou dois eléctricos, nada de transportes nocturnos. Estive a ver onde é o 157A… é mesmo no fim do mundo em escala de Praga. As boas notícias é que tem a linha de metro Verde à porta e com isso pode ir em 15-20 minutos aos grandes pontos turisticos: O Castelo, a Praça Antiga, etc. Diria que é mesmo o único transporte que vai querer usar.

      4) Não, não costumam.

  8. Boa noite,
    estou a pensar ficar no Hotel Prague Star, em Ve Smeckach. O que acha em relação ao hotel e localização?

    Obrigada
    Patricia

    • Olá Patricia,

      Antes de mais peço desculpa pelo atraso na resposta. Acabei de chegar de Paris e enquanto estive em viagem reduzi ao minimo o trabalho efectuado. Vamos lá às respostas: o hotel não conheço, de resto tenho como politica manter-me neutral em relação aos estabelecimentos hoteleiros. A localização não seria a minha escolha, mas isso sou eu, claro…. durante o dia, nada a dizer. Andar por ali à noite é que pode ser desagradável… em principio, não perigoso, mas desagradável. É uma rua de cabarets, casas de strip tease, de sexo, e de bares para assistir a desporto… ao serão o ambiente, enfim. Se for a tempo recomendo que procure outra opção.

  9. Olá Ricardo!

    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo site! Ele está sendo muito importante na escolha do local a visitar.
    Em janeiro de 2015 estarei indo pra Praga com meu pequeno de 3 anos. Confesso que estou um pouco apreensiva por conta do frio. Gostaria de algumas dicas do que fazer em Praga com meu pequeno. E o que você acha: alugo ou não um carro? Pensei em alugar um carro em Berlim e ir até Praga. E não alugando o carro, onde devo ficar?
    Desde já, muito obrigada!!

    • Oi Laura… talvez tenha boas razões para estar apreensiva, especialmente se não estiver habituada e se não se sentir bem com temperaturas abaixo de zero. Quanto ao carro desaconselho de todo. O transporte público é relativamente económico, bem organizado e conveniente. Pelo contrário, parquear um carro, conduzir em estradas que podem ter gelo… algo stressante, pelo menos para mim.

  10. Olá Ricardo,
    Acabei de marcar uns dias em Praga para o inicio de Março, e vou ficar no hotel Lippert, na praça da cidade velha . Será que foi uma boa escolha? Já agora poderia indicar qual a temperatura a esperar em Março?
    Obrigada !

    • Olá Maria… pois lá central é ele. Mais não poderia ser. A outra face da moeda é o bulício constante da zona, moderado pela época – baixa – em que vai viajar. Quanto a temperaturas, por volta dos 0, mas nunca se sabe. Creio que no webiste existe um artigo sobre a questão das épocas e com um gráfico com temperaturas médias para cada mês.

  11. Olá Ricardo…Boa tarde.
    Adorei ler as suas dicas de Praga. Parabéns pelo site.
    Reservei esse hotel “Hotel Golf Depandance ” para ficar em Fevereiro em Praga.
    Gostaria de saber se o acesso aos principais locais turisticos eu posso fazer a pé ou tenho de pegar trem ou metro.
    Sei que ele fica perto de um parque de golf.
    Um grande abraço e ótimo ano novo para você.

    • Olá Maria Lúcia, o hotel é nos subúrbios, bastante mal posicionado. Sem dúvida que terá que usar transportes públicos para sair. Não há metro ali.

        • Será sem dúvida melhor. Talvez não seja o caso deste hotel sobre o qual não sei nada, mas tipicamente os hoteis situados a tão grandes distâncias do centro eram dirigidos ao mercado soviético e a sua qualidade deixa muito a desejar. Seja como for a localização é mesmo má.

          • Uso o site do booking.com para comprar meus hoteis quando viajo e confesso que dessa vez estou mesmo em dúvida porque sou brasileira e não falo nada da lingua desse povo checo. rs Meu ingles também não é lá essas coisas….rs…Mesmo assim amei seus posts e vou guardar todas as suas dicas. Obrigada novamente.

          • Maria Lúcia… amaria se pudesse fazer o seu uso do booking.com entrando através do meu link de comissionista. Assim me “pagaria” os conselhos e infomação 🙂

            Mas de qualquer modo, não deverá haver problema com a língua. Claro que é uma língua complicada, fazendo parte de um grupo linguistico completamente diferente do nosso e ainda por cima segundo se diz é mesmo a mais dificil de todas as línguas eslavas. Mas como em tantos locais, o universo em que o turista se move está preparado para falar inglês (não irei tão longe como dizer que está preparado para falar português, mas mesmo assim há muitos tours e guias que o fazem).

            O tal link de comissionista pode ser encontrado no meu blog de viagens em http://www.cruzamundos.com mas é este:
            http://www.booking.com/index.html?aid=805478
            Ao usá-lo para si não notará diferença mas estará a ajudar este projecto.

  12. Oi Ricardo.
    Entrei pelo seu link e fiz uma reserva no hotel Máchova, que também não parece tão central assim mas o preço me agradou muito.A pontuação do hotel também é boa.
    Verifica por favor, se você recebeu informação da minha compra, ok.
    Abraço
    Maria Lucia

  13. Se você tiver uma boa indicação de hotel,eu agradeço. Mesmo assim fica a minha reserva no Mánchova.
    Fico 9 dias em Fevereiro e não gostaria de pagar mais que 250 euros pela estadia…E é claro, quanto mais central, melhor.
    Xauzinho.

    • Oi Maria Lucia,

      Antes de mais obrigado por usar meu link. Se no futuro se lembrasse também dele seria verdadeiramente adorável. 😉

      Quanto ao Machóva, apesar de não poder caminhar até ao centro, tem diversas melhorias em relação à primeira escolha que fez, e são importantes:

      1) Encontra-se a 500 metros da estação de metro Namesti Miru, que é linha verde, a mais importante para o turista.
      2) Encontra-se no bairro de Vinohrady, um dos melhores se não o melhor para viver em Praga, muito cosmopolita de fácil acesso ao centro sem contudo ter a confusão do centro.

      Sugiro que procure um artigo no meu website chamado Um Passeio em Vinohrady. Adicionalmente, se for lendo algumas das análises a restaurantes e bares, verá que muitos são por ai, ao alcance a pé do seu hotel.

      Ricardo

  14. Me lembrarei sim de usar seu link pois uso sempre o booking.com para comprar meus hoteis.
    Só no ano passado, fui em Fevereiro para LAS VEGAS, depois em julho fui para Jericoacoara em Fortaleza, aqui mesmo no BrASIL, e em setembro fui para o Peru e Machu Pichu usando os hoteis da rede.
    Vou ver tb seu artigo sobre o bairro chique que mencionou. Muito obrigada mesmo.
    Grande abraço
    Maria Lucia

    • 1) Se é central: sim, mas desviado para uma área que não é das minhas favoritas. Contudo cada pessoa é uma pessoa e o que não é favorito para mim pode sê-lo para outrém. Se a ideia é “party”, fica perto da Dlouha, que é uma das ruas mais animadas da cidade no que toca a vida nocturna.

      2) Não comento estabelecimentos de hotelaria por si. 🙂

  15. Boa noite Ricardo!
    Primeiro que tudo, gostava de dar os parabéns pelo site. Só tenho uma questão, é que não consigo ver as cores do mapa. Será que me poderias ajudar?
    Um dos hotéis que estou a equacionar fica na Truhlarska 16. É uma boa zona?

    Desde já obrigada!

    • Oi Margarida, foram feitas alterações no Google Maps que tornaram inoperativo o mapa que para aqui criei. Regressará em breve. Para já, Truhlarska 16… o local por si não é mau, o lieiro problema é que fica descaido para uma das áreas periféricas do centro. O que quero dizer é que noutros locais, pode-se andar em todas as direções e ver sempre coisas muito porreiras… ai, só podes andar numa direcção (quer dizer, se andares para Este entras em zonas que já não interessam muito e são mesmo um pouco… estranhas, para Norte chegas ao rio e podes atravessar para ir a Letna, o que é sempre um bom passeio e era o meu caminho para casa durante um ano).

  16. Ola, so para dizer que nossa estadia de uma semana em Praga foi impecável, obrigado pelos conselhos, é uma cidade linda. Tivemos sorte com o tempo, nunca inferior a -2 a noite lol. A cidade faz se mt bem a pe tb! Cumprimentos

    • Excelente ! E sim, este ano tem sido quente… o que é uma pena… afinal Inverno quer-se Inverno, a neve e isso também têm o seu encanto 🙂

  17. Ola, obrigado pelas dicas do site, estou a pensar ficar no miss sophie’s, porque me encontrava perto da estação de comboios, visto que vou chegar à cidade de comboio e partir de comboio, pensei ser uma boa alternativa, mas como ainda não dá pra ver as cores no mapa, não sei o que acha da zona, poderia me dizer ?

    o endereço é: Melounová 3
    120 00

    Obrigado

    • Quando ouvi falar em ficar perto da estação de comboios até me arrepiei. A estação de comboios é o local menos aconselhável de toda a cidade de Praga, uma urbe sem bairros perigosos ao contrário do que sucede em tantas outras. Mas afinal não é. Essa morada não pode ser considerada perto da estação na escala de distâncias de Praga, uma cidade pequena. Não me parece mal. Essa é uma zona um tudo nada periférica para o turista, mas muito interessante para quem vive na cidade. É cosmopolita e muito apreciada pelos residentes estrangeiros, especialmente um pouco mais para cima do endereço.

      • Ah, eu estava entre esse e este: Prague-1 Hostel
        Morada: Mezibranska 5, Praga, 11000, República Checa

        Suponho que seja ainda pior então ?!

        • Ahahaha horrivel… esse espaço verde que se vê ai em frente no Google Maps é uma boa sala de chuto. Consumo de drogas em grande. Mesmo eu que sei que terrenos piso sinto-me incomodado quando ai passo. Não que tenha medo, mas é incomodativo.

          • Parece que não acerto uma, faço uma ultima tentativa mas ia pedir mesmo pra tentarem atualizar o mapa do google em cima, para nao chatear mais ahaha e então este:Soukenicka 7, Praga, 120 00, República Checa

            Até porque somos só um casal queremos um local calmo 🙂 se poder indicar uma boa morada nós agradecemos

    • Por alguma razão não consigo fazer a resposta ao teu último post. Eh pá esta última localização… melhor que a segunda. Pessoalmente prefiro a primeira. Atenção que a primeira eu não critiquei 🙂 Acho que interpretaste mal.

      Esta terceira tem um pequeno problema: está na periferia do que interessa em Praga. Para trás, nada. E depois, cada um sabe o que quer… está ali demasiado próximo de Dlouha, a rua de diversão nocturna por excelência do bairro antigo. Para mim, demasiada confusão demasiado perto. Não é grave, mas prefiro a primeira localização considerada.

  18. Ola Ricardo, utilíssimas suas orientações. Obrigada pelo compartilhamento é nobre sentimento o saber compartilhar. Estou indo para Praga inicio de Junho. Vou sozinha e tenho 72 anos. Chego em Amsterdam vindo do Rio de Janerio, e fico itinerante. Quero fazer o roteiro de trem. Amsterdam/Bruxelas-Bruges/ Berna/Budapeste/Praga/Berlim/Amsterdam. Penso em ficar em hostel por ser mais economico. Como já foi exposto, tbm não consegui visualizar o mapa. Vc pode me auxiliar. Um abraço

  19. Ola Ricardo, utilíssimas suas orientações. Obrigada pelo compartilhamento é nobre sentimento o saber compartilhar. Estou indo para Praga inicio de Junho. Vou sozinha e tenho 72 anos. Chego em Amsterdam vindo do Rio de Janerio, e fico itinerante. Quero fazer o roteiro de trem. Amsterdam/Bruxelas-Bruges/ Berna/Budapeste/Praga/Berlim/Amsterdam. Penso em ficar em hostel por ser mais economico. Como já foi exposto, tbm não consegui visualizar o mapa. Vc pode me auxiliar com dicas. abraços

    • Oi Norma… o mapa não está a funcionar por razões técnicas alheias à minha vontade. Parece que vou ter que recriá-lo por inteiro. Para já o melhor que posso fazer é aconselhar se já tiver algum hotel/hostel em vista. En troca só peço que ao reservar o faça utilizando a minha ligação de comissionista no Booking.com. Para si é precisamente igual, e sempre ganho uma pequena comissão sobre as reservas feitas. É esta a ligação:
      http://www.booking.com/index.html?aid=805478
      À parte isto da hotelaria, se precisar de algumas indicações não hesite em pedir.

    • Conceição, a ilha de Kampa é um dos meus locais favoritos, não se se Kampa Garden é o nome de hotel, se for e se se localizar mesmo em Kampa tanto melhor… costumo dizer que se o Bill Gates me fizer seu herdeiro o meu primeiro acto de homem rico será comprar uma casa em Kampa 🙂

      E Maio também me parece uma excelente altura para se estar em Praga, especialmente na segunda metade.

  20. Olá Ricardo. Parabéns pelo site: muito melhor do que os sites “oficiais” que por aí andam.

    Vamos passar 3 noites a Praga em agosto e somos dois adultos e três crianças (com 10, 7 e 1). Vamos ter carro (alugado). Estivemos a pesquisar e, tendo em conta os preços por nós os cinco, pensamos no AXA Hotel. Reparei que fica no zona laranja… Será melhor pensarmos noutra opção? Como temos carro, talvez não seja má ideia ficar mais longe do centro, não?

    Muito obrigado.

    • Oi Andre… pois, Na Poříčí.. pronto, também não é nenhum drama, só podia ser melhor. Pelo menos tem ai uma pequena casa de câmbio nessa rua que tenho como sendo de confiança. Ui… um carro… isso é que é um grande estorvo. Um carro em Praga não tem nenhuma utilidade, tamanha a dificuldade em parquear e a facilidade com que se anda a pé (no centro) ou de transportes públicos (de e para o centro). Imaginho que o Hotel AXA não ofereça parqueamento aos hóspedes?

      • Obrigado Ricardo! Pois, também ainda não estamos totalmente convencidos… Estamos a tentar ver mais nas zonas verdes… Mas com três crianças não é fácil… Quanto ao carro, tem mesmo de ser porque Praga será uma paragem a meio de um périplo que vamos fazer pela Europa central. O que estamos a pensar é que o carro terá de ficar parado no hotel (com pagamento extra…) e visitaremos a cidade a pé ou em transportes públicos. Não, o AXA não oferece estacionamento, tal como a grande maioria dos outros hotéis…
        Obrigado de novo!
        André.

  21. Olá Ricardo. em primeiro lugar muitos parabéns pelo site.
    Conto ir a Praga no fds de 18 a 20 de Setembro, somos 2 adultos e estou a pensar ficar neste hotel:
    Hotel Saint George *** Tyrsova 2, Praha 2.
    Gostaria de saber se a zona é recomendável, se ficamos perto dos principais pontos turísticos e mais ou menos quanto fica o táxi do aeroporto para o hotel?
    Desde já agradeço.
    Obrigado

    • Oi Nuno, a zona é um pouco afastada do centro sem o ser em excesso. Creio ter reparado que és da zona da Grande Lisboa, então, para dar uma ideia é o mesmo que ficares no Largo do Rato em Lisboa. Não é propriamente fácil de andar todos os dias para a Praça do Comércio, apesar de ser possível, mas há imensos transportes públicos. É mais ou menos a mesma situação. Esta rua fica numa área apreciada pelos residentes estrangeiros, porque de facto está suficientemente afastada dos pontos mais procurados pelos turistas mas ainda na Praga classica, com muitos restaurantes, cafés e um ambiente muito interessante. Agora, prepara-te é para gastar dinheiro em transportes públicos. Não esquecer que não se vendem bilhetes nos eléctricos, tens que os ter contigo (podem ser comprados logo num quiosque no aeroporto ou nas estações de metro). Táxi: cerca de 25 Eur. Se calhar é melhor agendares com uma agência especializada para teres um condutor à tua espera… acaba por ficar basicamente ao mesmo preço, mais coisa menos coisa.

      • Ricardo muito obrigado pela resposta e respectivas informações.
        Sendo assim acho que vou optar antes por este hotel:
        Hotel Élite **** Prague
        Ostrovní 32
        110 00 Praha 1
        Este julgo que já esta na área verde, certo?
        Desde já agradeço.
        Obrigado.

  22. Olá, Ricardo!
    Praga tem estado no campo dos sonhos há pelo menos 2 décadas, e agora finalmente estou a ponto de torná-la uma realidade. Gostei muito do seu site, obrigada por compartilhar seu conhecimento da cidade. Tentei abrir o modelo do E book mas não foi possível. Você sabe me dizer se há algum problema quanto a isso?
    Como tenho um blog, gostaria de saber se você se importa que eu divulgue o mapinha das regiões que você demarcou, colocando, claro, a referência para seu site.
    Aguardo seu retorno, obrigada!

    • Marcia, sobre o PDF respondi por e-mail. Mas esqueci do pedido para uso do mapa. Pode usar. Mas é uma marcação MUITO pessoal, cada um terá ideias diferentes.

  23. Olá Ricardo

    Parabéns por este excelente site.. ajuda imenso..

    Gostaria de saber de entre dois hotéis qual aconselharia em termos de centralidade e facilidade de acesso do aeroporto e ao centro (se calhar já é complicado conjugar os dois objetivos). Os hotéis em questão são o Motel One Prague – Na Poříčí 1048/30, Praga, 110 00 e o The Charles – Josefska 1, Praga, 118 00.

    Obrigado e parabéns mais uma vez

    • Oi Pedro… a Na Porice nem preciso de olhar para o mapa. Fica numa zona marginal do centro, um pouco desinteressante, mas nada de grave. Central é, mas não o mais central que se pode ter. Seguro é. O único senão é mesmo ficar na margem. Já a Josefska, como é claro, é no epicentro de tudo e o único problema que pode ter é mesmo ser demasiado próxima da confusão. Mas é uma rua lateral, por isso é capaz de ser uma excelente escolha, sobretudo se não vier no Verão. Quanto à conjugação com os transportes do aeroporto, assumindo que usará transportes públicos, mais coisa menos coisa, é o mesmo. Vai apanhar o autocarro 119, transitar para a linha verde do metro e depois, num caso sairá em Mustek, no outro em Starometska, e andará um pouco, assim de memória, cerca de 400 m. Já agora, seria gentil da sua parte ao reservar o alojamento usar o link para o Booking que existe no website. Sempre se ganha alguma coisita em comissões e para si é o mesmo.

      • Ricardo em principio irei no inicio de setembro.. ainda não reservei hotel.. se o fizer com certeza que será através do link.. obrigado pela ajuda

  24. Olá Ricardo. Os meus parabéns pelo seu site. Gostava de lhe pedir uma opinião sobre o alojamento já selecionado para Praga (final de julho), que é o HOTEL BESEDA PRAGUE em Vladislavova 20 e que corresponde à zona verde! Que tal, é uma boa escolha em termos de acessibilidades para os lugares mais importantes a visitar de forma a evitar os transportes publicos? Muito obrigada pela sua disponibilidade e excelente trabalho!

  25. Boa tarde Ricardo, sou de Lisboa e dia 3/7/15 a 6/7, irei passar 3 dias em Praga. não sei se conhece algum hotel central e económico (até 50€/noite, no máximo) que me possa aconselhar, num lugar seguro e central de Praga.

    Obrigado,
    Hugo silva

  26. Olá Ricardo.

    Parabéns pela iniciativa do site.
    Estive em Praga em Maio/15 e estou simplesmente apaixonada pela Cidade.
    Como fiz um tour pela Europa, fiquei somente 4 dias em Praga, mas com certeza voltarei e ficarei mais tempo.
    Vou pegar varias dicas por aqui.

    • Oi Suelen! Então quem sabe estivemos ao mesmo tempo este ano. Estive entre 19 de Maio e 9 de Junho. Da próxima vez se puder ser era ótimo que fizesse suas reservas de hotelaria através do nosso link para o booking.com 😉

  27. En tão estávamos no mesmo período, eu fiquei 17 a 20/05. Certamente farei. Sua pagina já está salva nos favoritos.
    Beijos.

  28. Boa tarde. A sua pagina é muito informativa. Obrigado por partilhar connosco.
    Gostaria que me desse umas dicas do que visitar, visto que há um grande leque e quase tudo se paga. Vou para o proximo mes.
    O nosso hotel é o Bila Labut, em Biskupska. Acho q a estação de metro mais proxima e a Florence, mas pareceu m um pouco longe. Não ha eléctrico próximo?
    Outra questao, sobre os bares, uma zona próxima de bares que não seja perigosa e para provar as ditas maravilhosas cervejas checas.
    Obrigado pelo seu tempo. Cumprimentos Cristina.

    • Olá Cristina,

      De facto Biskupska não é das zonas mais atraentes de Praga, e apesar de existirem eléctricos também não são as linhas mais convenientes. A estação de metro a usar não será tanto Florence (excepto se por alguma razão quiserem entrar logo na linha vermelha) mas sim Namesti Republiky, um pouco mais longe (cerca de 550 m) mas mais agradável. De qualquer modo não chamaria os 350 m que levam até Florence de “um pouco longe”. Dicas do que visita: é para isso que o website existe, está cheio delas.

      Zizkov é tida como o bairro com mais bares por km 2, não só em Praga, não só na Europa, mas em todo o mundo. Infelizmente não é uma área que conheça extremamente bem. De novo, os bares que recomendo e respectivas razões estão no website.

  29. Olá Ricardo,

    Estava na net a pesquisar sobre Praga e encontrei o teu blog – muito completo – Parabéns!!

    Vou ficar no hotel Perla em Perlova. Escolhemos este hotel pois permite-nos andar a pé para todo o lado.
    Que achas da nossa escolha?

    Duas questões:
    1- Qual a melhor maneira de ir do aeroporto para o hotel?
    2 – qual a melhor maneira para ir para a estação de comboios, a pé ou de transportes?

    Obrigado

    • Esse hotel fica a poucos metros da estação de metro Mustek, por isso é a maneira descrita no artigo sobre chegar a Praga.

      Qual estação de comboio? Praga não é bem uma aldeia e como Lisboa ou Porto tem diversas estações de comboio principais. De qualquer modo, nenhuma delas fica muito acessivel a pé.

  30. Olá Ricardo, parabéns pelo site, é muito completo. Vamos para Praga no dia 1 de Outubro e saímos dia 4. Tenho algumas questões a colocar:
    Vamos ficar no Hotel Yasmin. Pareceu-me central, uma vez que teremos que visitar a cidade a pé ou de transportes públicos. Confirma?
    A temperatura nesta altura como costuma ser? Que tipo de roupa levar?
    Em Praga há autocarros turísticos?
    Falaram-me em 2 restaurantes interessantes, um que parece uma caverna e os empregados estão vestidos mesmo como os homens das cavernas. E outro tipo medieval, em que, por ex. nos sentamos em fardos de palha. Sabe que restaurantes são esses e onde ficam?
    Aceitam Euros nos estabelecimentos ou temos que pagar tudo em coroas checas?

    Acho que é tudo, obrigada 🙂

    • Oi Paula… tanta pergunta… espero que tenha tido a gentileza de fazer as reservas através do nosso link para o Booking.com ou, melhor ainda ajudando o projecto comprando os conteúdos integrais do site em formato digital 🙂

      1) Sim, de certa forma… uma área assim um pouco cinzenta para o meu gosto, puxada para junto da estação de comboios. Faz-se tudo bem a pé, mas está na orla da Praga para turistas.

      2) O clima é imprevisível. Pode arrefecer para os 10 graus ou pode estar tempo de t-shirt. Nunca se sabe. Mas na teoria, e assumindo que não podemos prever o futuro, é uma excelente altura para visitar.

      3) O primeiro já tem uns anitos, já ouvi falar mas não sei onde é nem nunca fui. O segundo não sei mesmo.

      4) Nos locais mais turísticos da zona turística parece que aceitam Euros. De forma geral, não.

      5) Não sei (quase) nada sobre actividades para turistas em Praga 🙂

      • Que rapidez! Obrigada!
        Infelizmente não fiz as reservas através do link. Foi através de uma amiga que trabalha numa agência de viagens.
        O clima é que me está a preocupar mais, uma vez que não quero exceder o peso da mala de cabine. Além disso vamos com a nossa filha de 11 anos e estou completamente às escuras em relação à roupa para ela. Mas vou tentar ver as previsões talvez uma semana antes 🙂

        Mais uma vez obrigada! 😉

        • Ah a metereologia em Praga é inútil. Aprendi isso durante três anos a lá viver. Nem de um dia para o outro, é loucura fazer algo em virtude dos reports metereológicos.

  31. Ricardo, q otimo te encontrar e poder ter essas excelentes informações.
    Irei em dezembro, dia 22/2015 e ficarei com mais tres pessoas no hostel que fica nesse endereço: Privozni 1, Prague 07, Prague 7, 170 00. O hostel é o Plus Prague.
    Podes me dizer algo sobre locomoçao (metros, bus, taxis?) para chegar aos lugares turisticos? Ou é possivel ir caminhando?
    Parabens pela pagina.
    Obrigada pelas dicas.

    • Oi… vai ter o eléctrico #12 e o #24 no fim da sua rua e esses darão para transportar para o centro. Tem também o #54 para o transporte durante a noite. O metro mais próximo fica a cerca de 600 metros e é a linha vermelha. Caminhando não será boa ideia. É possível mas gastará bastante tempo e energia. Táxis em Praga é melhor esquecer (como em todo o mundo, diria eu).

  32. Bom dia Ricardo,

    Acha que 3 dias inteiros para conhecer Praga é suficiente?
    Vou ficar em:

    Konviktská 5, Prague 01, Prague, 110 00, República Checa

    É boa zona?
    Só mais uma questão (desculpe): uma Residence de 3 estrelas em Praga é recomendável ou a classificação é muito diferente da portuguesa e o mínimo devem ser 4* como em alguns países?

    Obrigada!

    • Entre a localização acima e esta qual é preferivel?

      Legerova 35, Prague 02, Prague , 120 00, República Checa

      Obrigada mais uma vez! Ainda estou em fase de confirmar o hotel!

      Guida Ramos

        • Ricardo prometo que é a última questão (ainda por causa da seleção do hotel!).
          Esta localização também é boa?

          Týnská 11, Praga, 11000, República Checa

          Muito obrigada e desculpe tanta pergunta!

          • Na teoria é uma maravilha, super-central… mas na minha opinião pessoal é uma localização que não escolheria. Praga é uma cidade enxameada de turistas e essa localização está mesmo no centro de todo o movimento…. se isso não for um problema para si como o é para mim, então é uma boa localização.

    • Oi Guida,

      Antes de mais, espero que tenha usado o meu link para fazer a sua reserva através do booking.com, se é que usou este website de reservas de alojamento 🙂 Agora…

      1) Sou adepto da ideia de que nunca há tempo suficiente para se conhecer um local, e acredito que isso é especialmente verdade em cidades como Praga. Mas se 3 dias é o que se pode arranjar, que seja… escrevi até um artigo a pensar nas pessoas que de facto só têm três dias para visitar a cidade, disponível no website.

      2) Sim, é uma zona excelente, relativamente sossegada e super-central, quer para os transportes públicos que possam ser necessários, quer para visitar a pé os pontos essenciais.

      3) Não faço ideia… eu vivo (aliás, vivi) em Praga, não sendo cliente de hotelaria não sei muito sobre esta matéria 🙂 Se tivesse que responder, diria que não há muitas diferenças.

      • Muito obrigada pela sua resposta (super rápida)!
        Infelizmente fiz 3 reservas antes de encontrar o seu blog! Shame on me… agora é só abdicar de 2 de acordo com as suas sugestões!
        Já vi o seu artigo sobre os 3 dias e achei óptimo! Excelentes dicas a seguir…

        Muitíssimo obrigada pela paciência e pontidão nas respostas!

        Guida Ramos

  33. Boa noite Ricardo! Vou a Praga no mês que vem e pensava ficar no Ibis Old town em Na Porici 5, pois pareceu-me em conta. Vi aqui no blog que calha numa zona que classifica como laranja mas não encontro a “legenda” dessa cor. Acha uma zona recomendável e central para ficar uns dias?

    Já agora tem conhecimento de algum “passe” que dê acesso a transportes e entrada em monumentos como noutras cidades?

    Obrigado e cumprimentos
    Ivan

    • OK… a questão é que se pode encontrar melhor localização pelo mesmo preço. Não vou dar nenhum exemplo mas tenho a certeza total disso. O problema dessa zona é que se encontra demasiado perto de pontos socialmente complicados, onde as pessoas sem abrigo – que tendem a consumir muito álcool e outras coisas – costumam andar, como é o caso da estação central ferroviária, da estação rodoviária de Florenc, da estação ferroviária Masarykovo. Pessoalmente não é uma área onde gostaria de ficar, especialmente se vou visitar por poucos dias e quero fazer que tudo seja perfeito. Não tenho conhecimento de tal passe mas estou certo que existe. Contudo, tenha em consideração duas coisas: quem vem por uns dias apenas não precisará de usar transportes públicos e por outro lado, museus são relativamente poucos e pobres… sobram mesmo alguns monumentos de entrada paga, mas de facto o que há de melhor em Praga é gratuito.

  34. Olá Ricardo!
    Descobri esse blog e estou tirando muitas dúvidas e gostando muito.
    Eu vou a Praga em maio e ficarei em Mala Strana no hotel Roma, o que você me diz da localização? Conseguirei ir a pé a muitas atrações?
    Obrigada

  35. Boa noite.
    Pensamos ir a praga fim de novembro início dezembro.
    Estamos a pensar no hotel Rott, pois para nós é mto importante a localização, o andar a pé e a segurança. Vimos Tb o Friday hotel.
    Gostaríamos de saber a opinião sobre os dois hotéis; se sabe se os quartos standards do Rott são mm em área descoberta tipo “varanda” interior do hotel; e já agora alguma recomendação.
    Parabéns pelo site e desde já gratos.
    Aguardamos.
    Cumprimentos,
    Sandra Pestana

    • Oi Fernanda! É mais ou menos. Não é um lugar que eu escolheria para uma curta estadia em Praga. Talvez para viver, mas tendo atenção a uma coisa: essa rua pode ser bastante barulhenta, se o isolamento sonoro não for perfeito e estiver virada para a rua, pode ser um problema. Em termos de localização, caminhar até aos locais mais importantes é um bocado, talvez tenha que usar transportes públicos todos os dias. Para servir os pontos mais interessantes, tem o 22 a passar bem perto.

  36. BOA NOITE RICARDO!!!
    GOSTEI MUITO DAS SUAS DICAS SOBRE PRAGA.
    TUDO MUITO INTERESSANTE.
    COMO TODA CIDADE GRANDE ,EXISTEM MUITOS PROBLEMAS EM PRAGA QUE DESCONHECIA, E SO FIQUEI SABENDO DEPOIS DE LER SEU BLOG.
    EU E MEU MARIDO ESTAMOS INDO PARA PRAGA EM !5 DE NOVEMBRO E JA RESERVAMOS O NOSSO HOTEL PELO BOOKING.COM
    O NOME DO HOTEL E GRANDIOR HOTEL PRAGANA OLD TOWN.
    RUA NA PORICI 1052. OLHANDO O SEU MAPA ACIMA ELE SE ENCONTRA NUMA REGIAO QUE VOCE NAO INDICA.
    O QUE VOCE ACHA A MAIS DESSA REGIAO.
    MUITO OBRIGADA

    DENISE MASCARENHAS

    • Oi Denise, no stress, simplesmente não será uma área tão charmosa como outras. Demasiado perto da estação central de comboios para o meu gosto, alguns problemas sociais por ali, mas basicamente inofensivos. Vai dar para se deslocar a pé às principais atrações.

  37. Bom dia! Site com muito boas dicas sobre a cidade! O que esperar de Praga em finais de novembro? Muito frio? E do hotel Grand Majestic Plaza, que fica em Truhlářská, é uma boa localização para se conhecer Praga a pé? Obrigada!

    • Olá Luísa… o final de Novembro não será das melhores alturas para visitar Praga. Com mais ou menos frio, os dias são curtos e escuros, a natureza está cinzenta, restam os edifícios… um conselho.. quando tudo parece escuro, usufrua da cidade à noite, quando nos podemos esquecer do tapete cinzento no céu. O hotel é bem localizado.

  38. Ola, vou em Dezembro para Praga, e vou me hospedar no seguinte endereço.. Krasova 7 Praha 3, Praga, 130 00, República Tcheca. A localização é boa? tenho facilidade? é perigoso?
    O trem funciona no dia 24 para Viena?

    • Oi… a localização é boa para viver, não tanto para visitar Praga. Essa é das áreas mais mal servidas de transportes públicos da cidade, e ir a pé para os locais mais visitados, só mesmo se gostar bastante de caminhar. É relativamente perigoso. Praga é em média pouco perigosa, mas para a cidade esse não é dos melhores locais. Não sei nada sobre o trem.

  39. Bom dia Ricardo!

    Viajarei no início de dezembro de ficarei no AXA Hotel na Na Poříčí 1051/40. Considera essa uma boa região? É próxima do centro e das atrações principais? Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    • Oi… próxima é, mas numa zona relativamente marginal para o lado errado. Não há motivo para preocupações, mas eu pessoalmente não escolheria a localização. Por outro lado, apesar do isolamento térmico e sonoro nas casas checas ser geralmente muito bom, essa rua pode ser bastante ruidosa, mas é muitíssimo provável que não resulte num problema.

      • Obrigado pela informação! Se a escolha for o hotel Elite, será uma melhor opção? Grato mais uma vez

        • Infinitamente melhor! Aliás, vivi 2 anos a 300 metros daí e não mudei por não gostar da localização 🙂 Ainda é melhor se o meu amigo Roberto fizer a sua reserva no Booking através do link do Visitar Praga (http://www.booking.com/index.html?aid=805478) eheheh.

          Adoro essa área por tudo. Já começa a ter um pouco de turistas a mais, mas mesmo assim, vá… central, transportes públicos variados e os que interessam, bairro bonito, restaurantes… perfeito.

          Além disso o próprio hotel tem muito bom aspecto. Não que já tenha estado lá dentro, mas pelas fotos….

          • Obrigado Ricardo. Farei a reserva pelo seu link e verei com meu irmão se fechamos para a nossa estada em Praga. Muito obrigado pelas dicas e pela rapidez de suas respostas. Muito eficiente!

  40. Boa tarde, Ricardo!
    Visito Praga em agosto. tenciono ficar em alojamento local , na zona de karlin, na rua Nekvasilova, alguns metros da estação Invaldovna. o que me pode dizer desta zona?
    obrigada
    Ana

    • Oi Ana! Já leste um dos últimos artigos, precisamente sobre Invalidovna? Olha, e em tua honra hoje mesmo vou publicar outro sobre o bairro. Mas pronto, de uma forma geral Karlin é um bairro que se tem vindo a tornar trendy nos últimos anos. Claro que para ficar não é a melhor localização, já que implica deslocações diárias para os centros de interesse, mas para viver não é nada mau. Não para mim, que prefiro as zonas que sendo mais tranquilas se encontram à distância de uma deslocação a pé do centro, mas é de facto uma área muito apreciada onde o valor do imobiliário tem vindo a subir sem parar. É portanto o novo “esconderijo” da classe media-média alta e de muitos estrangeiros que escolheram viver em Praga, não faltando cafés com atmosfera e tudo o resto que se espera de um bairro assim.

  41. Ricardo, uma última ajuda: Eu chegarei em Praga na noite do dia 5 e irei embora na noite do dia 6. Logo, como será apenas uma estada, qual destes três hotéis vc escolheria levando-se em conta a localização para quem vai ficar só um dia: Residence Leon D´Oro; Elite ou Axa Hotel?
    Obrigado mais uma vez!

  42. Olá Ricardo,

    Antes demais Parabéns pela iniciativa e pelo website.
    Só boas dicas e tópicos.
    E estão a ajudar-me imenso a montar um roteiro.
    Quero perguntar-te, vou ficar em Praga 3 no hotel Aron
    Fica longe do centro mas eu gosto de andar a pé, a zona envolvente é perigosa? Fica junto ao parque Vitkov.
    Vou amanhã.

    Obrigada desde já

    Cumprimentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here