Segurança em Praga

1
12451

Generalidades

A cidade de Praga goza de niveis de segurança apreciáveis, existindo pouco crime violento nas suas ruas. É certo que existem zonas cinzentas, mas mais pelo ambiente desagradável do que propriamente pelo risco que apresentam. Não existem, de todo, áreas onde o cidadão honesto não possa penetrar sob risco de ver a sua integridade física em causa.

Carteirismo e Fraudes

O carteirismo é, esse sim, uma ameaça constante ao turista. As ocorrências são numerosas e ninguém parece encontrar-se a salvo, por mais medidas que tome. As áreas de maior relevância turística são as mais delicadas, e, no que toca a transportes públicos, isso significa as estações finais da linha de metro verde e os eléctricos 22, 23 e 17.

Aconselha-se igualmente prestar bastante atenção aos seus objectos pessoais quando se encontrar em restaurantes e esplanadas, de novo, com especial atenção às zonas mais procuradas pelos turistas. É de referir que estes problemas não se colocam de todo nas áreas afastadas do grande bulício de turistas, frequentadas pela população local.

A fraude que tipicamente vitima o turista incide sobre dois aspectos: casas de câmbio, táxis e restaurantes e bares. Se necessitar de apanhar um táxi recomendamos vivamente que se limite aos que pertencem à cooperativa AAA, que poderá chamar através do telefone, num sistema de funcionamento impecável: todas as operadoras falam inglês e, depois de lhes fornecer a morada exacta onde pretende o carro, receberá a estimativa do tempo para a chegada do transporte e o número do táxi. Por seu lado, o motorista, que deverá chegar em menos de cinco minutos, confirmará o seu nome. Telefone dos AAA: 14014 ou 222 333 222. Indicativo do país: +420. Não caia na tentação fácil de mandar parar qualquer outro táxi. Apesar dos esforços das autoridades, os condutores são geralmente desonestos e as probabilidades de burlarem os clientes, sobretudo sendo estrangeiros, são enormes.

Quanto a restaurantes e bares, deverá manter um controlo apurado do que consumir e confrontar esses elementos com a conta final. Quando apanhados em falta, muitos empregados tentarão inviabilizar a comunicação, remetendo-se à língua checa. Chame a polícia se achar que é caso disso. Em muitos bares, é usual o empregado deixar um papel em cima da mesa onde marca, com riscos, o consumo dos clientes. Não perca esse papel de vista, e certifique-se de que o risco não é duplamente colocado, uma vez no acto da encomenda, e outra vez na entrega. Escusado será dizer que antes de consumir qualquer artigo, deverá confirmar o seu valor. Conheço pelo menos um caso em que o cliente encomendou dois menus de almoço, a um preço perfeitamente aceitável, e quando a conta chegou apresentava valores escandalosos para as bebidas e até para os molhos consumidos.

Não sendo uma fraude, no sentido em que nenhuma ilegalidade é cometida, deverá ter bastante atenção nos balcões de câmbio; um dos truques utilizados consiste na afixação de condições muito atraentes, mas quando o cliente é atendido, se notar que o câmbio está longe de ser favorável, será rapidamente esclarecido: em letras minúsculas, nos painéis, está referido que aquelas condições se aplicam a transacções com valores elevadíssimos, de 30 ou 40 mil Coroas.

Locais a Evitar

Como referi, não existem áreas realmente perigosas, mas algumas zonas podem ser incomodativas:

  • A praça Vaklásvké namesti, ou Venceslau, a partir do anoitecer; a “fauna” que habita estas paragens torna-se estranha, depois do encerramento das lojas e findo o bulício do dia. Algumas prostitutas, geralmente de etnia cigana, poderão abordá-lo, mesmo que vá acompanhado da família. E certamente ser-lhe-ão propostas todos os tipos de droga, geralmente por indivíduos africanos, que controlam o comércio de estupefacientes ao nível das ruas.
  • A estação de comboios central, Hlavni nazdravi e parque envolvente; área bastante mal frequentada, por toxicodependentes e pessoas sem abrigo, geralmente alcoólicas.
  • Zona envolvente da estação de metro Smichov; centro de consumo de drogas.
  • Karlovo namesti; recomenda-se alguma prudência ao atravessar o jardim que se encontra no centro da praça, durante a noite. Um dos raros (na realidade, dois) casos de assalto com recurso à violência que chegaram ao meu conhecimento, verificou-se aqui.
  • Palmovka e área norte de Zizkov, onde vive uma comunidade cigana em edifícios degradados.

Já agora, não entre em nenhum estabelecimento com a indicação “Herna Bar“; estes, são uma mistura entre casino electrónico e bar 24 horas. Existem às dúzias, sendo o seu elevado número um autêntico mistério. Nenhum Checo de bom nome entra nos herna bar, muito menos um estrangeiro prevenido.

Polícia

A primeira vez que vim a Praga fiquei impressionado com o número de carros de polícia que via a circular nas artérias da cidade, não necessariamente em tarefas operacionais e de patrulhamento. Supus que tal se devesse a uma sobre dimensionada força policial, necessária para um Estado autoritário. De facto, com o tempo, essa presença veio a decair, mas as áreas centrais de Praga encontram-se ainda hoje bem policiadas, e nos últimos anos tem-se notado uma notável melhoria na capacidade dos agentes em comunicarem com estrangeiros.

Contacto de emergência, através do qual poderá comunicar em ingles: 112 ou 158.

Se necessitar de apresentar queixa de um crime e a situação for realmente grave, poderá tentar valer os seus direitos legais: o queixoso estrangeiro tem o direito de apresentar queixa na sua língua materna, e se necessário um tradutor será utilizado a expensas da força de polícia (Secção 2, Paragrafo 14 do Código de Procedimento Criminal, em checo, trestní řád e Secção 28, Parágrafo 1 do Código Criminal).

Ao contrário do que sucede em Portugal, a polícia municipal chama a si as tarefas mais complicadas, estando melhor equipada e com pessoal fisicamente mais apto.

Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here