U Ferdinanda

0
379

O U Ferdinanda é um local aparentemente sem nada de especial: mais um local, misto de cervejaria e restaurante, onde os checos vão depois do trabalho, beber umas cervejas e comer qualquer coisa antes de ir para casa. Localiza-se numa zona central, mas não propriamente numa área turística, com acesso fácil a partir da praça Venceslau ou da Namesti Republiky.

O leitor há-de ter reparado que usei a palavra “aparentemente”. Porque na realidade o U Ferdinanda mantém uma particularidade notável: neste local discreto pode-se comer o melhor “goulash” da cidade! Esta maravilha gastronómica é muito popular na Europa Central, apesar das diferenças: por exemplo, na Hungria é servido quase como uma sopa, enquanto na República Checa os pedaços de carne são cobertos de molho.

Quanto à U Ferdinanda, pode olhar para o menu, mas grande número dos clientes só lá vai mesmo para o “goulash”. O preço é o primeiro atrativo. Cerca de 5 Euros, e já inclui uma cerveja pequena – que na República Checa significam 33 cl – loura ou preta. Depois, a iguaria é servida em tempo recorde. Com tanta saída e considerando a natureza do prato, é apenas natural que exista um grande caldeirão na cozinha repleto de “goulash”, pronto a ser derramado para os pratos.

Quando chega à mesa é um prazer de ver. Vem acompanhado por algumas fatias de um preparado à base de pão, ideal para molhar no molho que cobre os tenros pedaços de carne de vaca. Tudo isto é coberto com um fio de natas e alguns vegetais em pickles.

A cerveja é de marca Ferdinand, uma sugestão simpática que permite variar e fugir um pouco às marcas “mainstream”.

cb-ferdinanda-01

Por vezes existe acesso gratuito à Internet por Wi-Fi; outras vezes, nem por isso. E não adianta perguntar aos empregados.  Em dias especiais há eventos desportivos projetados na parede do fundo de sala. E tenha em conta que a lotação pode esgotar. Eventualmente poderá reservar uma mesa, mas não é tarefa fácil se não souber falar Checo. Já agora, se ao chegar ao local vir mesas vazias com um sinal de “Reservado”, confirme com o pessoal… muitas vezes não o estão na realidade.

Como Ir: Simples. Encontra-se numa transversal da famosa praça Venceslau. Indo de baixo, é a última de quem sobe em direção ao imponente edifício do Museu, do lado esquerdo. A rua chama-se Oplatlova. Depois, é caminhar até ao primeiro cruzamento e o U Ferdinanda está nessa esquina do lado direito.

Quanto Custa: O que nos traz aqui é o “goulash” e este é barato. Outras opções disponíveis têm preços mais realistas.

Quando Ir: De preferência fora da “hora de ponta”, ou seja, antes das 17:00, e certamente antes das 23:00, quando o U Ferdinanda encerra. Já agora, aos Domingos está fechado.

Website: http://ferdinanda.cz

PARTILHAR
Artigo anteriorGrand Cafe Orient
Próximo artigoSofia
Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA