U Sadu

1
582

Confesso desde já: o U Sadu é um dos meus pousos na cidade de Praga. Nem sei bem como começou esta relação… talvez os meus círculos sociais me tenham puxado para este caótico pub de Zizkov. A verdade é que hoje é um ponto de encontro comum e não consigo imaginar uma vida em Praga sem ele.

O U Sadu ocupa uma esquina, numa pequena praça quase paredes meias com a imponente torre de TV de Zizkov. No exterior, uma pequena esplanada montada num estrado de madeira começa a encher-se assim que a Primavera chega. Lá dentro, o piso térreo oferece uma ampla sala, decorada com artefactos obsoletos, ferramentas industrais e pequenas alfaias agrícolas. Fazendo-se menção de descer à cave, não podemos deixar de observar os símbolos comunistas em exposição desordenada, raridade num país que enterrou bem fundo as suas memórias incómodas de quarenta anos de opressão. Não é só à memória comunismo que os checos procuram fugir, mas talvez sobretudo às recordações do domínio soviético. Mas no U Sadu encontra-se um pouco desse passado, bem claro, para quem quiser ver.

cb-usadu-00

Na cave, um pequeno labirinto de pequenas salas, dispostas de tal forma que por vezes parece que o diabo as esconde. A cerveja e o fumo do tabaco são omnipresentes, tornando-se mais densos à medida que o serão avança. O público do U Sadu é uma delicada mistura entre habitantes locais, alguns residentes estrangeiros e uns raros turistas. Por vezes, quando a cerveja já correu em quantidades generosas, a interacção entre diferentes grupos decorre de forma pacífica. É normal as pessoas falarem entre si, travarem conhecimento. Apesar do inglês que se vai ouvindo nesta e naquela mesa, emana mesmo assim um sabor puro, da mais fiel tradição checa de “hospoda” (pub).

Não espere boas maneiras do pessoal que aqui trabalha. Ao bom estilo checo, um sorriso será um bem raro, e uma resposta torta aparecerá célere se a procurar… ou mesmo se não fizer por isso.

Vai-se ao U Sadu para beber cerveja, mas pode-se tomar uma boa refeição. Os petiscos são variados, todos baseados na gastronomia checa. Aconselho o queijo marinado (Nakladany hermelin) que aqui, ao contrário do que é costume, é servido cortado em pequenos pedaços, com um cesto de pão. Se o seu fígado estiver em grande forma, poderá também experimentar o mesmo tipo de queijo, mas frito. Outra delícia checa. Se optar por um prato mais tradicional, não esqueça que na República Checa o acompanhamento tem de ser encomendado à parte.

Os preços são razoáveis, baixos mesmo, pelos padrões portugueses. Mas mantenha um olho nas contas. Aliás, no papelinho deixado na sua mesa, onde os empregados vão traçando uns risquinhos à medida que servem as encomendas. No que toca a cerveja, ideal é ir ao balcão do bar e pagar no ato de entrega… por causa das tosses.

Uma característica agradável do U Sadu é o horário da cozinha. É um dos pontos onde é possível encontrar comida até horas mais avançadas.

Uma nota final: desde que a proibição de fumar em locais públicos entrou em vigor no país, o U Sadu ficou ainda mais agradável.

cb-usadu-02

Como Ir: Apanhe o metro até Jiriho z Podebrad (linha verde) e ai caminhe pela rua Laubova (estando à entrada da igreja, virado para ela, é imediatamente para o seu lado esquerdo); chegará a um cruzamento, atravesse-o e continue a andar na mesma direcção. A rua muda de nome, passa a chamar-se Blodkova. Passadas umas dezenas de metros entrará numa pequena praça. É ai.

Quanto Custa:  Preços aceitáveis, baratos para os nossos padrões.

Quando Ir:  Se não suporta fumo de tabaco, não vá ao serão. Mesmo fora desse período, o ar não será tão puro como desejável. Tecnicamente está aberto entre as 9 e as 4… da manhã.

Contactos: U Sadu, Škroupovo námesti 5 , Prague 3 – Zizkov – Telefone +420 222 727 072 – Website www.usadu.cz

 

Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here