A passagem de ano é uma ocasião que inspira muitas viagens. Nada melhor do que mudar de ares para entrar num novo ano. Mas será Praga um destino interessante para a grande festa? Certamente é diferente, e um dos factores que há a ter em conta é a imprevisibilidade das condições climatéricas.

Não é preciso grandes contas para concluir que quem se deslocar a Praga para comemorar a entrada num novo ano, vai encontrar o Inverno no seu pico. O frio é coisa certa. As questões que ficam em aberto são: serão as temperaturas quase intoleráveis para passar o ano na rua? Irá chover? Irá nevar?

Bem, quanto ao frio é muito relativo. Sem dúvida que os foliões precisarão de bons agasalhos, e ajuda (e de que maneira) se não andar a cirandar o dia todo. O corpo pode acumular energias se se mantiver abrigado nas horas que antecedem a meia-noite, e isso não é complicado. Numa cidade como Praga todos os espaços interiores são generosamente aquecidos. Quanto à chuva, é pouco provável. A haver algum tipo de “precipição”, será quase certamente de neve, e isso, meus amigos, confere um toque memorável à ocasião.

Se as coisas ficarem mesmo feias, a ocasião é capaz de descambar. já imagino o caos instalado nos espaços de diversão nocturna, com toda a gente a tentar fugir do frio. Mas também antevejo uma aventura inesquecível. Existem milhentos pubs e cafés agradáveis por toda a cidade antiga, com os estabelecimentos mais “in” a serem encontrados na avenida Dloua (Dloua Trida). Mas vamos esperar o melhor… a minha recomendação é inequívoca: suba à colina de Petrin, que oferece a melhor vista sobre a cidade antiga, e que tem amplos espaços relvados. A meia encosta instale-se e aprecie os muitos fogos de artíficio que se erguerão sobre Praga. É um espectáculo fabuloso. Pode levar uma garrafinha com algo quente para animar a noite, ou, se não é dado aos prazeres do alcóol, um termo com chá ou café.

Depois, sobretudo se estiver com amigos, pode escolher um cantinho para recuperar forças e ir noite dentro à conversa. Se seguiu o meu conselho, aproveito para sugerir algo que costuma estar aberto nessa noite, e que fica nas imediações: Dobra Trafika.

Agora, o que não deve fazer: ceder à tentação de seguir a multidão e ir até à grande praça Venceslau. Isto é, se não quiser arriscar-se a brincar com o fogo, literalmente falando. A loucuro instala-se mesmo antes das doze badaladas, e quando o ano novo entra em forço, uma multidão de ébrios lança todo o tipo de foguetes… muitas vezes, a direito, contra a multidão. Não, não é exagero. Deixo aqui uma representaão visual do que por ali se passa naquela noite, mas tenha em conta que se trilhar o caminho que previamente sugeri, deverá estar afastado da confusão:

Prague New Year 2006

Crazy Fireworks in Prague.It’s War!

Extreme! Fireworks blowing up in a drunken crowd

Crazy New Years 2008 in Prague

Por estranho que pareça, não é complicado encontrar ligações “low-cost” para esta altura do ano. Não me aventura a sugerir percursos, porque se trata de um mercado em evolução constante, e o que é válido agora não o será dentro de alguns meses. Mas entre Ryanair, Easyjet e Wizzair, a coisa costuma-se resolve com cerca de 100 Eur para ida e volta. Aproveito para sublinhar que uma visita nesta altura do ano não se devberá cingir às comemorações da mais famosa meia-noite…. há toda uma panóplia de atracções de Inverno à sua escolha, como expliquei em Praga no Inverno e 10 Coisas a Fazer.

PARTILHAR
Artigo anteriorFestival One World
Próximo artigoStandard Cafe
Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

3 Comentários

  1. Viva Ricardo! Vou passar uma semana a Praga, incluindo passagem do Ano. A minha dúvida prende-se com a estadia. Qual a melhor zona/rua onde ficar? Gostaria de ficar perto das principais atracções a visitar. Já agora, para além do Dobra Trafika, que outros locais serão igualmente interessantes para a passagem do Ano? Falo de um belo jantar e acompanhado de um bom ambiente.

  2. Viva Ricardo! Vou passar uma semana a Praga, incluindo passagem do Ano. A minha dúvida prende-se com a estadia. Qual a melhor zona/rua onde ficar? Gostaria de ficar perto das principais atracções a visitar. Já agora, para além do Dobra Trafika, que outros locais serão igualmente interessantes para a passagem do Ano? Falo de um belo jantar, acompanhado de um bom ambiente com música e gente jovem.

    • Oi Jorge,

      Para a sua dúvida principal, existe já um artigo que responde a isso mesmo: http://www.visitar-praga.com.pt/alojamento-em-praga-as-melhores-e-piores-zonas/

      Para a sua outra questão, infelizmente é uma matéria sobre a qual me confesso leigo. Raramente festejo a passagem de ano, e nunca em espaços comerciais, pelo que receio não poder ser de ajuda neste ponto.

      Já que falou em alojamento, seria muito gratificante se ao fazer a sua reserva usasse o meu link para o Booking.com… sempre são uns trocos que a grande empresa deixa aqui para estes lados. O link está no website e é este: http://www.booking.com/index.html?aid=805478

      Sugiro que, de qualquer modo, antes de reservar, se consulte comigo, já com um par de possibilidades entre mãos.

DEIXE UMA RESPOSTA