10 Coisas a fazer no Inverno de Praga

1
3015

 

1Visite o Castelo, a ponte velha e a praça antiga

Um privilégio de que nunca me canso é o de passar por estes locais numa noite gélida de Inverno. Quando penso na multidão que se junta nestes locais nas tardes amenas de Primavera… é demais. E é então que não contenho um sorriso, ao atravessar a praça antiga quase sem vivalma à vista. Sou eu, a neve e a magia do local. faz toda a diferença. Agasalhe-se, encha-se de coragem e, se a noite está fria e a neve cobre a cidade, faça este passeio.

2Faça uma pausa num bom café

No Inverno não há quem aguente cirandar pelas ruas de manhã à noite, como se costuma fazer numa cidade nova quando o clima é ameno. São precisas paragens para recuperar forças e calor corporal. E não há melhor locais para estas pausas do que os bons cafés. Vá para um chocolate quente, um chá natural ou mesmo um café. Deixe o seu corpo apreciar o calor reconfortante que o envolve, aproveite para verificar o seu e-mail através do wi-fi gratuito que quase todos estes locais oferecem. Algumas ideias: Sudicka, Blatouch, Medusa, Matylda, Choco Cafe.

3Dê uma vista de olhos às feirinhas de Natal

Pronto, não espere visitar feiras de Natal em Fevereiro ou Março, mas se vier em Dezembro ou Janeiro, é muito provável que as encontre. São imensas, espalhadas pela cidade. Pequenos quiosques de madeira que vendem recordações e bebidas e comidas típicas da época. Para acalmar o frio experimente o característico vinho quente. A mais turística é montada mesmo no centro da praça antiga, mas prefiro a de Namesti Miru, mais local.

4Explore Petrin

A colina que se ergue sobranceira ao rio Vltava cobre-se de branco, torna-se mais intimista, há menos gente por lá. Tenha cuidado com o gelo, mas não perca a melhor aproximação ao que é um passeio pela floresta num dia típico de Inverno.

As vistas são sempre excelentes e há muitos detalhes para apreciar. Se tiver sorte verá crianças a fazer descidas nas encostas cobertas de neve, às vezes apenas com uma folha de cartão a servir de trenó.

5Assista a um jogo de hockey no gelo

A República Checa é uma potência mundial deste espetacular desporto, e o ambiente na “arena” é sempre intenso e cheio de vida. Uma experiência diferente, uma memória que perdurará de uma visita de Inverno a Praga. Existem duas grandes equipas em Praga: o Slavia e o Sparta. O recinto do Slavia é bem mais impressionante. E os bilhetes costumam ser muito em conta.

6Experimente um ringue de patinagem no gelo

Esqueça a moda portuguesa dos ringues nos centos comerciais. Aqui é a coisa real, a preservação de costumes e hábitos centenários. Poderá não ser fácil concretizar esta actividade se for tímido. Estes locais não se encontram nos locais turísticos e os funcionários não falaram provavelmente inglês, mas é uma experiência divertida e gratificante.

7Vysehrad

Esta antiga fortaleza e núcleo histórico da cidade oferece excelentes vistas sobre partes da cidade antiga e sobre o rio. Aprecio o seu carácter genuíno, relativamente a salvo da hordas de turistas, essencialmente frequentada por gentes locais. No Inverno é magnífica.

As vistas sobre os telhados de uma cidade coberta por um manto branco de neve não se esquecem. O cemitério panteão é uma das muitas coisas que ganham um brilho especial nestes dias invernosos. Mas todos os trilhos no interior da antiga fortaleza merecem ser percorridos sob a neve.

8E que tal nadar numa piscina aquecida ao ar livre?

É uma sensação única. Emergir dos balneários, aguentar uma temperatura baixa durante segundos e depois mergulhar numa piscina de água quentinha. Pode ser uma experiência ao seu alcance. Basta dirigir-se às piscinas públicas de Podoli, localizadas numa área agradável da cidade, à beira rio.

9As Ilhas do Vltava

O rio que cruza Praga é pontilhado por pequenas ilhas, quase todas acessíveis através de pontes. Algumas delas encontram-se bem no centro e tornam-se extremamente belas no Inverno. O acesso é simples e se a temperatura se tornar um problema poderá retirar rapidamente em direcção a um sítio mais quentinho.

10Coma

Aproveite o mau tempo para se abrigar nos excelentes restaurantes que Praga tem para oferecer. Não apenas de comida checa mas de gastronomias de todo o mundo. Afeganistão, Etiópia, Geórgia, Grécia, Vietnam. E muito mais.

Save

Save

Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

1 Comentário

  1. […] Por estranho que pareça, não é complicado encontrar ligações “low-cost” para esta altura do ano. Não me aventura a sugerir percursos, porque se trata de um mercado em evolução constante, e o que é válido agora não o será dentro de alguns meses. Mas entre Ryanair, Easyjet e Wizzair, a coisa costuma-se resolve com cerca de 100 Eur para ida e volta. Aproveito para sublinhar que uma visita nesta altura do ano não se devberá cingir às comemorações da mais famosa meia-noite…. há toda uma panóplia de atracções de Inverno à sua escolha, como expliquei em Praga no Inverno e 10 Coisas a Fazer. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here