aeroporto de Praga
Terminal do aeroporto Vaclav Havel visto da placa.

Chegar a Praga de Avião

O aeroporto de Praga, chamado de Vaclav Havel, é constituido por dois terminais (a bem dizer três, mas o terceiro é para voos privados e pouco mais); o terminal 2 a servir voos provenientes ou destinados a países do espaço Schengen, e o terminal 1 para voos de e para fora desse espaço.

Apesar de Praga ser um dos principais destinos turísticos da Europa, o aeroporto é relativamente pequeno, e não correrá o risco de se sentir perdido ali. Ambos os terminais oferecem as comodidades esperadas num aeroporto internacional, com as partidas e chegadas bastante próximas, e podendo-se caminhar facilmente entre o terminal 1 e 2 – não demorará mais do que 10 minutos a percorrer toda a área de ponta a ponta.

chegarapraga-00

Depois de recuperada a bagagem de porão – se for caso disso – e de ultrapassadas as formalidades de identificação, dará consigo na área de chegadas. Creio que há dois elementos que são prioridades para um recém-chegado: dinheiro e transporte para o centro de Praga. Vamos a eles.

Dinheiro; no aeroporto encontrará alguns balcões de câmbio. Lamento mas não posso aconselhar nenhum. Apesar das potenciais taxas bancárias continuo a preferir manter os hábitos e simplesmente levantar dinheiro de uma caixa Multibanco. Que também as há, em ambas as áreas de chegadas dos dois terminais, em locais de destaque. Atualmente a República Checa, apesar de ser um membro pleno da Comunidade Europeia e de se encontrar no Espaço Schengen, não aderiu ainda ao Euro, mantendo a sua moeda, a Coroa Checa (Czk).

Transporte; o visitante que chega ao aeroporto de Praga, quase invariavelmente pretende ao centro da cidade, e tem várias opções:

  • agendar com antecedência a recepção com motorista privado. O custo é sensivelmente o mesmo que o de uma viagem de táxi comum para o centro, pelo que poderá ser uma boa opção para aqueles que não querem mesmo preocupar-se com nada. 19 Libras na
    Prague Airport Transfers.
  • por táxi; apesar da fama dos motoristas de táxi de Praga ser negra, actualmente apenas os carros pertencentes à cooperativa AAA estão autorizados a operar na zona do aeroporto, e esses são, até ver, de confiança assegurada. Aproximadamente 25 Euros.
  • por minibus. A empresa Cedaz oferece um serviço com boas garantias, sendo amplamente utilizado. Pessoalmente não aprecio esta opção, por a achar mais confusa (no que toca ao acto de compra de bilhete e locais de paragem) do que a de transportes públicos regulares.
  • de transportes públicos coletivos. Na esmagadora maioria dos casos o visitante quererá chegar ao centro de Praga. Para isso, deverá apanhar o autocarro 119, com paragens no exterior de ambos os terminais. Encontrar a paragem e compreender o funcionamento do sistema não é complicado, e está ao alcance mesmo do viajante menos experiente. A aquisição do bilhete poderá realizar-se das seguintes formas: no balcão dos transportes públicos de Praga ainda no interior do terminal, o que será uma boa escolha pela interacção e possível esclarecimento de dúvidas, e ainda pela possibilidade de comprar logo ali um bilhete de 3, 5 ou 7 dias e de um mapa da rede de transportes; contudo, o balcão é algo discreto e poderá necessitar de alguma atenção para o encontrar. Segunda opção, na máquina de venda de bilhetes junto à paragem – neste caso tenha em atenção que precisará de ter moedas em Coroas Checas; as máquinas dão troco mas não aceitam notas. Por fim, poderá comprar o bilhete diretamente ao motorista, mas assim pagará uma taxa acrescida.
    Atenção!
    Apenas na carreira do aeroporto é possível comprar bilhetes no interior do autocarro. O autocarro 119 termina o seu percurso em Nádraží Veleslavín, onde deverá apanhar o metro – linha verde, cuja entrada é mesmo em frente à paragem terminal do autocarro.

    Mais algumas informações: o bilhete normal (existe um mais económico para pequenos percursos) dá-lhe acesso à utilização da rede de transportes públicos de Praga pelo periodo de 75 minutos, sem limites; isto significa que poderá usar o mesmo bilhete para viajar do aeroporto até ao seu destino final, independentemente do número de transportes que precisar de apanhar. Cerca de 1,20 Euros. Uma pequena nota: se estiver à espera do autocarro na paragem do terminal 2, e vir o 119 passar à sua frente a assobiar para se deter 100 metros à frente, não corra… é um autocarro a chegar ao aeroporto, que dará a volta para depois recolher os passageiros.

 

Chegar a Praga de comboio

O transporte ferroviário é muito utilizado na República Checa, como de resto em toda a Europa Central e de Leste. Isso significa a existência de uma completa rede ferroviária, que em Praga se traduz por um sem número de estações menores e algumas estações que recebem ligações internacionais, sendo as principais a estação central (Hlavni Nadrazi) e a de Holesovice (Holesovice Nadrazi).

Hlavni Nadrazi - A estação central de comboios
Hlavni Nadrazi – A estação central de comboios

Ambas se encontram servidas por estações de metro da linha vermelha, com os mesmos nomes (Hlavni Nadrazi e Holesovice Nadrazi), Se chegar a Hlavni Nadrazi, situada na orla do centro da cidade, é até possível que se possa deslocar para o seu destino final a pé. A estação encontra-se a poucos minutos de caminhada da praça Wenceslau.

Como acontece em quase toda a Europa, em redor das estações de comboios internacionais reune-se uma estranha “fauna”, que pode ser incomodativa mas não perigosa. Recomenda-se apenas que mantenha um redobrado controlo sobre a sua propriedade quando estivez nestas zonas.

Sugerimos que verifique a rede de eléctricos uma vez que ambas as estações são servidas por várias carreiras, e, quem sabe, estas poderão proporcionar-lhe uma viagem mais directa.

Em ambas as estações encontrará máquinas Multibanco para recolher o seu primeiro dinheiro checo. Seguidamente, deverá comprar alguma coisa para obter as moedas necessárias à compra do bilhete para os transportes públicos. É que as máquinas não aceitam notas, apesar de darem troco. Para mais detalhes, sugerimos que leia o artigo dedicado ao funcionamento dos transportes públicos.

Não se admire se a polícia lhe pedir os seus documentos nestas estações ou nas suas imediações. O esforço crescente das autoridades checas em se desembaraçar de emigrantes clandestinos desencadeou uma operação global de controle de identificação nos locais do costume, e aqueles que não se pareçam com um checo “típico” são mais frequentemente interpelados.

Chegar a Praga de autocarro

chegarapraga-04
O interior da estação de autocarros de Florenc

A cidade de Praga é servida por algumas redes de expressos, que usam a estação de autocarros de Florenc como base. É uma área da cidade algo tristonha, suja, com edíficios degradados e alguma população de aspeto “suspeito”. Sugiro que tenha especial atenção aos seus bens quando se encontrar na estação e nas suas imediações directas.

Mas tem tudo são más notícias. Saindo para a rua e atrevessando-a, encontrará ao caminhar cerca de 150 metros para a esquerda, uma das melhores cervejarias da cidade. Ah! Muito importante! Nunca fume nas estações de transportes públicos, mesmo que esteja completamente ao ar livre. É proibido e as autoridades mantêm uma vigilância apertada. É uma outra forma de caça à multa, num país onde o fumo em restaurantes é permitido.

A estação de autocarros de Florenc tem o acesso à estação de metro com o mesmo nome a cerca de 150 metros. Esta estação de metro é servida quer pela linha amarela, quer pela linha vermelha. Sugerimos que leia os conselhos para a utilização do metro que deixámos mais acima.

8 Comentários

  1. boa noite Ricardo,

    desculpe o incomodo, mas irei a Praga no início do próximo mês e viu precisar de apanhar alguns transportes. como vou só, a duvida é o receio é maior.

    Consegue me dizer qual a melhor maneira de ir para
    olomouc?

    • Oi Isabel, é muito fácil mas como estou a viajar, na Nicarágua neste momento, vou só poder dar as orientações gerais. Há duas hipoteses: comboio ou autocarro. Apesar se ser adepto de comboios, neste caso o autocarro será muito mais adequado. A companhia é a Student Agency, os bilhetes podem ser comprados online ou, creio, na estacao. Partem, creio, da estacao de Florenc, a principal estacao de autocarros de Praga. É melhor confirmar isto.

  2. Olá Ricardo
    Vou chegar a Praga vinda de Viena, de comboio, já tenho o percurso para ir até ao hotel. No regresso qual a melhor forma de chegar ao Aeroporto (autocarro, comboio), onde é mais central apanhar e qual a companhia?
    Obrigado pela ajuda!

    • Então mas Mazria, neste mesmo artigo está isso tudo explicado, a partir do aeroporto. Só tem que reverter os passos e pronto 🙂

  3. Bom dia Ricardo,

    eu e a minha familia chegamos a Praga dia 24 de fevereiro e vamos para o Elite Hotel que fica situado na Ostrovni 32
    Praga.

    Qual é o melhor transporte do aeroporto?

    Obrigado

    • Estação de metro linha verde mais próxima é Mustek, e de linha amarela, ainda mais próxima, Narodni Trida. Se querem mudar de linh aou não depende da quantidade de bagagem que levarem. O resto, é conforme explicado no artigo 🙂

      • Caro Ricardo

        Obrigado pela informação e se não for abusar muito pergunto-lhe só mais duas coisas:
        – vale a pena adquirir o cartão Praga (chego a 24 e retorno a 28);
        – que museus/monumentos é obrigatório visitar.

        Cumprimentos

        Rui

        • Oi… sinceramente não conheço esse produto, mas como viajante não me recordo de ter encontrado muitos cartões vantajosos. Museus em Praga é para esquecer… não é um país de museus de qualidade e não aconselho usar tempo neles.

DEIXE UMA RESPOSTA